fbpx

Experiência de programa de assistência da SMS apresentado em congresso nacional

Texto e imagem: Secom PMVC

O Programa “AF mais perto: Assistência Farmacêutica integrada à Atenção Básica para cuidar das pessoas”, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi um dos 20 trabalhos selecionados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), entre mais de 100 inscritos de toda a Bahia. O trabalho será apresentado como experiência exitosa na 22ª edição da “Mostra Brasil, Aqui SUS” que acontecerá durante o XXXVI Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, entre os dias 12 e 15 de julho de 2022, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, destacou que o programa é resultado de uma reestruturação que vem sendo realizada na Assistência Farmacêutica Municipal. “O objetivo é garantir acesso a medicamentos e serviços farmacêuticos com qualidade para a população, com ações integradas à Atenção Básica, para obter resultados efetivos e concretos no controle das doenças crônicas e promover melhor qualidade de vida para as pessoas”, afirmou.

O ‘AF Mais Perto’ contempla ações que são desenvolvidas pelas diretorias de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica, por meio da Assistência Farmacêutica (AF) e equipes de Saúde, com o objetivo de ampliar a articulação da rede municipal de Saúde, levando mais atendimento aos usuários do serviço que convivem com doenças crônicas.

O programa nasceu de um projeto piloto, no ano passado, e atendeu mais de 700 pessoas no período de julho a novembro. Após avaliação dos dados coletados nos atendimentos pelos técnicos da SMS, foi completamente reestruturado para este ano e retomou as atividades no mês de abril, com mais de 900 atendimentos só este ano, em áreas de 30 equipes de Saúde da Família.

Nas ações, que ocorrem de forma programada nas unidades de saúde, a comunidade é convidada para participar e são ofertadas orientações gerais sobre o uso racional de medicamentos, sobre os cuidados com o tratamento da diabetes, hipertensão e colesterol alto, bem como aferição da pressão arterial, glicemia capilar e exame de hemoglobina glicada, através do equipamento de point-of-care testing (POCT). Esse último exame dispõe do resultado em menos de cinco minutos e é considerado padrão ouro para diagnóstico e monitoramento da diabetes mellitus.

Os pacientes que apresentam alteração são encaminhados, já no mesmo momento, para atendimento médico da equipe de saúde, garantindo maior agilidade na avaliação e alteração do tratamento, quando necessário. “Aqueles com necessidades individuais em relação farmacoterapia antihipertensiva, são encaminhados para monitorização residencial da pressão arterial (MRPA) para avaliação da hipertensão, além da avaliação do colesterol com uso do POCT, são encaminhados para atendimento clínico farmacêutico na Farmácia da Família II/Farmácia-escola da UFBA”, explicou o farmacêutico Pablo Maciel, que está à frente do projeto.

Essas estratégias auxiliam em uma melhor avaliação clínica e resultados positivos para os usuários, levando ao controle dos problemas de saúde e, consequentemente, um melhor qualidade de vida para essas pessoas. E todo esse trabalho desenvolvido pelas equipes rendeu o reconhecimento desse trabalho que será apresentado no congresso nacional.