fbpx

Neoenergia Coelba alerta para os cuidados com a eletricidade em períodos chuvosos

Texto: Imprensa Neoenergia Coelba. Imagem divulgação.

Períodos chuvosos exigem maior atenção com a segurança, sendo essencial adotar medidas preventivas para evitar acidentes com a eletricidade. Situações como alagamentos, raios e quedas de árvores acontecem com maior frequência durante tempestades e podem interferir na rede elétrica.

E, mesmo dentro das residências, é necessário tomar algumas medidas para garantir a segurança da família. Por isso, a Neoenergia Coelba separou algumas orientações aos seus consumidores.

A distribuidora alerta sobre os efeitos dos raios, que podem comprometer as instalações das residências. “O recomendado é desconectar todos os aparelhos elétricos das tomadas durante uma tempestade acompanhada de raios. Ao fazer isso, o ideal é que a pessoa esteja utilizando um calçado com solado isolante, como o de borracha, e não esteja com a mão molhada”, declara o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba, Hugo Vidal.  

Casa segura

A Neoenergia Coelba recomenda redobrar a atenção quanto a presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e/ou tomadas. 

Caso perceba qualquer sinal desse tipo, o seguro é não tocar nelas e nem conectar eletroeletrônicos em tomadas instaladas no local, evitando assim o risco de choque elétrico.

Hugo Vidal reitera a importância de se proteger dentro de casa durante os períodos de chuva. “Não faça a manutenção da antena de TV enquanto estiver chovendo e evite locais abertos como em cima de telhados e piscinas, que oferecem um maior risco, além do cuidado de nunca procurar abrigos sob árvores”, afirma o gerente.   

Cuidados em alagamentos

Alguns locais sofrem com as enchentes e alagamentos, situações que podem comprometer a operação da rede elétrica e colocar em risco a segurança das pessoas.

Assim que perceber os primeiros sinais de alagamento na residência, o cliente deve desligar o disjuntor. Em seguida, a distribuidora recomenda que todos os eletrônicos e eletrodomésticos sejam retirados da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água.

Caso o nível da água na residência fique elevado e haja a necessidade de desligar o fornecimento da casa, o ideal é que, antes da normalização do fornecimento à unidade consumidora, um profissional qualificado avalie a instalação elétrica da unidade, seguindo da religação do disjuntor interno.  

Lidando com o choque elétrico

Mesmo com todos os cuidados, um acidente pode acontecer. Então, como proceder nessa hora? A primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais tocar nela diretamente.

O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e mantenha a calma até a chegada dos profissionais.

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).