fbpx

Pesquisa científica desenvolvida na Farmácia da Família é apresentada em congresso de geriatria nos Estados Unidos

A Farmácia da Família II, que também é Farmácia Escola da Universidade Federal da Bahia – Campus de Vitória da Conquista, desempenha um importante papel na garantia do acesso a medicamentos e insumos farmacêuticos à população. Mas, além disso, o setor também oferta outros serviços e realiza também pesquisas clínicas de cunho científico, principalmente voltadas à doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto, buscando cada vez mais levar mais saúde e melhorar a qualidade de vida dos usuários.

Prof. Dr. Márcio Galvão

Uma das pesquisas realizadas foi apresentada no Congresso da Sociedade Americana de Geriatria, AGS – Annual Meeting em Orlando 2022, nos Estados Unidos, pelo professor Márcio Galvão, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva, docente da Ufba e responsável pela Farmácia Escola. A pesquisa apresenta os resultados preliminares do projeto do mestrando Pablo Maciel, farmacêutico do município e responsável pela Farmácia da Família II.

Trata-se de uma pesquisa sobre uso de tecnologia de monitorização residencial da pressão arterial para desprescrição de medicamentos em pacientes idosos, realizada na Farmácia da Família II/Farmácia Escola da Ufba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“A parceria entre a universidade e a rede municipal de saúde é fundamental, tanto para a formação dos futuros profissionais de saúde, como também para o serviço, por meio da contribuição na rotina, desenvolvimento de pesquisas como esta, que buscam melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados a população. Então, esta é uma parceria em que todos saem ganhando”, destacou o farmacêutico Pablo.

Texto e imagens: Secom PMVC

Atualmente, estão ainda em andamento três outras pesquisas que tratam sobre o uso de mensagem de celular para melhorar a adesão ao tratamento antihipertensivo, outra que avalia o perfil de cuidado de crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo I em uso de insulina e o controle da glicemia, além da avaliação do impacto da pandemia no controle da diabetes.

As Farmácias da Família atendem mensalmente mais de dez mil usuários, sendo mais de 60% desses atendimentos ocorrem na unidade II, na Praça Vitor Brito. Além da dispensação de medicamentos e insumos, os usuários também buscam o serviço para atendimento clínico farmacêutico, que pode incluir acompanhamento farmacoterapêutico com avaliação da hemoglobina glicada e perfil lipídico em Point Of Care Testing, monitorização residencial da pressão arterial (MRPA) com os mesmos equipamentos utilizados na pesquisa citada, além da avaliação de outros parâmetros.

Para acessar este serviço os usuários são encaminhados pelas Unidades de Saúde da rede ou podem procurar a Farmácia para agendar seu atendimento.