Uesb mantém Edital para concurso de professor e inscrições seguem até dia 15

Texto e imagem: Ascom UESB

Até o dia 15 de maio, estão abertas as inscrições do Concurso Público para Professores Efetivos da Uesb. Seguindo a recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia, a Universidade modificou, por meio da Portaria 221/2022, critérios do Edital que asseguram a reserva de vagas aos candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos.

A seleção está ofertando 21 vagas para Professor Auxiliar e 68 para Professor Assistente, distribuídas nos municípios de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Com a retificação, das 89 vagas disponibilizadas, 27 (30%) serão reservadas aos candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos e quatro (5%) das vagas estão destinadas aos candidatos com deficiência.

O processo seletivo será realizado em três etapas: prova escrita (eliminatória e classificatória), prova didática (eliminatória e classificatória) e prova de títulos (classificatória). Os interessados devem se inscrever, exclusivamente pela internet, por meio do formulário disponível no site da Uesb.

Todas as informações do Concurso Público de Provas e Títulos da Uesb estão detalhadas no Edital 079/2022 e na Portaria 221/2022. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail concursos@uesb.edu.br.

5 novidades que você precisa estar atento no Vestibular Uesb 2022

Uma escolha vai mudar o seu futuro. Nos dias 5 e 6 de junho, a Uesb realiza mais uma edição do seu tradicional Vestibular, com provas aplicadas nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Neste processo seletivo, algumas novidades foram implementadas. É hora de ficar atento ao que chega de novo para não perder nenhum detalhe da seleção.

1. A banca do Vestibular 2022
A primeira novidade que o candidato deve ficar atento é para a empresa responsável pelo desenvolvimento do processo seletivo deste ano. Para o Vestibular 2022, o Instituto Avalia fará todo esse trabalho, incluindo a elaboração e correção das provas e divulgação do resultado. Tudo isso contará ainda com a supervisão da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da Universidade.

2. A vacinação contra a Covid-19 precisa estar em dia
Para acesso aos locais de realização das provas, os candidatos devem ficar atentos à legislação vigente no Estado da Bahia quanto à comprovação da vacinação contra a Covid-19. Conforme o Edital 082/2022, a entrada em prédios públicos está condicionada a essa certificação. Isso quer dizer que, para acessar seu local de prova, será exigido do candidato o comprovante de vacina contra a Covid-19, que pode ser tanto o comprovante gerado pelo ConecteSUS quanto o próprio cartão de vacinação atualizado.

“Apesar da flexibilização para medidas de biossegurança no que diz respeito a máscaras e distanciamento social, uma vez que há um descenso da pandemia de Covid-19, chamamos atenção que o nosso protocolo de biossegurança se mantém vigente. Para o Vestibular 2022, um dos requisitos previstos é de que, nos dias das provas, os candidatos deverão estar munidos com seu cartão de vacinação com ciclo de imunização completo”, explica o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação da Universidade.

3. Não serão cobrados livros e filmes nesta edição do Vestibular
Tradicionalmente, a Uesb divulga uma lista de obras literárias e cinematográficas que são cobradas nas provas do Vestibular. Nesta edição, excepcionalmente, a Comissão Organizadora optou pela não cobrança de livros e filmes pré-estabelecidos. É importante lembrar que, mesmo sem uma lista prévia de livros, conteúdos de Literatura Brasileira estarão presentes nas provas.

Assim, os candidatos devem se atentar aos dias em que cada conteúdo será cobrado. A primeira etapa da maratona acontece no dia 5 de junho e avaliará os estudantes em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Matemática, além de exigir a elaboração de uma Redação. Já no dia 6 de junho, as questões cobrados serão sobre Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

4. Oportunidade única! Quatro cursos só ofertarão vagas no Vestibular
Para quem deseja ingressar nos cursos de Filosofia, Psicologia e Medicina, campus de Vitória da Conquista, bem como em Farmácia, no campus de Jequié, a oportunidade, neste ano, será exclusivamente pelo Vestibular. Isso porque essas graduações não terão vagas disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022. Ou seja, todas as vagas de ingresso nesses cursos para 2022 estarão sendo ofertadas no Vestibular.

5. Prepare o fone que tem podcast chegando com dicas
Além dos tradicionais vídeos que auxiliam o candidato quanto ao Vestibular, a Assessoria de Comunicação lançará conteúdo inédito em formato de podcast. De fácil acesso, todo o material estará disponível nos perfis oficiais da Uesb no YouTube e no Spotify. O primeiro episódio especial para o vestibulando é um resumão do processo seletivo que faz parte do “Por dentro da Uesb” e já está disponível (ouça abaixo).

Além disso, o estudante terá acesso, em breve, ao “X da Questão”, com dois episódios cheios de dicas que auxiliarão na hora de se preparar para as provas. Ative as notificações para não perder nenhum conteúdo.

Agora que você está por dentro das principais novidades do Vestibular Uesb 2022, é hora de garantir sua participação no processo. As inscrições estão abertas até 16 de maio e podem ser feitas clicando aqui. São 1.264 vagas, distribuídas entre 47 cursos de graduação, para os dois períodos letivos de 2022. 

Podcast “Por dentro da Uesb” https://youtu.be/oKoXZGQLvOE Assista: https://youtu.be/kdKKBo4578A

Para mais informações, acesse o site do Vestibular. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Copeve pelo telefone (73) 3528-9695, pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br ou pelo WhatsApp (77) 3424-8721, em horário comercial.