fbpx

Vacinação contra Influenza e Sarampo continua nesta semana. Confira os públicos

Texto e imagens: Secom PMVC

De segunda (2) a sexta-feira (6), as campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo avançam para a 2ª etapa, em oito unidades de saúde, de 8h às 12h e de 14h às 16h.

Veja quais são os públicos contemplados na vacinação desta semana.

Influenza – Poderão se vacinar as crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além de gestantes e puérperas. Os demais grupos incluídos nesta 2ª etapa da campanha serão convocados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida que forem recebidas novas remessas de vacinas para atender a demanda.

Os idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde ativos que não conseguiram se vacinar na 1ª etapa, que foi concluída nesse sábado (30), ainda poderão se vacinar. Basta procurar as unidades de saúde.

Sarampo – A 2ª etapa dessa campanha também é iniciada nesta segunda e contempla as crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além dos trabalhadores da saúde ativos, de até 59 anos, que não tenham se vacinado na 1ª etapa. Para os dois grupos a vacinação é indiscriminada, independentemente da situação vacinal.

As vacinas contra Influenza e Sarampo podem ser aplicadas ao mesmo tempo, sem necessidade de aguardar intervalo entre elas. Para se vacinar, basta procurar a unidade de saúde tendo em mãos o documento de identificação pessoal e caderneta de vacinação. Os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas também devem apresentar documentação comprobatória.

A vacinação contra essas doenças é importante e extremamente necessária para interromper a cadeia de transmissão desses vírus, minimizar a carga viral da doença, reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde e proteger a população. Vacine-se!