fbpx

Alunos da rede municipal vencedores do Projeto Lápis na Mão recebem premiação

A emoção e alegria estiveram presentes na cerimônia de premiação da sexta edição do Projeto Lápis na Mão, realizado pela TV Sudoeste, com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira (7), no Centro de Convenções Divaldo Franco e contou também com uma linda exposição de alunos da rede municipal que também trabalharam com o tema “Ser (tão) assim: saberes e vivências da Região Sudoeste”

.

A vencedora Maísa Brito Nascimento e a professora Sônia Francisca ao receber o anúncio da premiação

Vencedora na categoria Ensino Fundamental II – 6º e 7º anos, a estudante da Escola Municipal Milton de Almeida Santos, Maísa Brito Nascimento, não conseguiu segurar as lágrimas ao ver seu nome como ganhadora do primeiro lugar. “Eu estou muito feliz. Quero agradecer primeiramente a Deus, que se não fosse por Ele, eu não estaria aqui. Também agradeço aos meus familiares, professores e amigos que me apoiaram”. A professora Sônia Francisca de Souza disse que a palavra para o momento é gratidão! Afirmou que Maisa estava nervosa, “mas eu falei assim: Calma, vai dar tudo certo. Ela lutou e acreditou nela”.Cibele Prado com seu prêmio entre os representantes da SmedA professora Noélia Ferraz

A aluna da Escola Municipal Maria Rogaciana, Cibele Prado Maracás Chaves, foi a grande vencedora na categoria Ensino Fundamental II – 8º e 9º anos. Ela disse que não estava confiante, considerando que o tema foi difícil. “Tive que estudar bastante porque eu nasci na cidade, mas não sabia muita coisa”. A professora Noélia Ferraz disse que Cibele procura sempre fazer tudo muito bem. Destacou que também havia um desenho dela na exposição. “Quando falamos do projeto, ela abraçou mesmo e o seu primeiro texto foi muito bom. O que ela escolher fazer, vai ser bem-sucedida, porque ela é muito dedicada”.

Representando o governo municipal, a subsecretaria Municipal de Educação, Selma Maria de Oliveira Silva, parabenizou alunos e todos os envolvidos. Levou o abraço do secretário Edgard Larry, que cumpre agenda em Brasília no Ministério da Educação, e da prefeita Sheila Lemos. “A satisfação que ela tem de saber que a rede está participando de uma proposta tão significativa, interessante, que vem enriquecer, motivar, descobrir novos talentos na rede”. Também parabenizou e agradeceu a iniciativa da TV Sudoeste.

Para o chefe de redação da TV Sudoeste, Eduardo Lins, o Projeto Lápis na Mão é vitorioso porque toda a cidade abraça. “As escolas, os estudantes, os professores, a prefeitura, as empresas de Vitória da Conquista. Então, é um sucesso porque sabemos que todos os caminhos devem ser pela educação e a vemos hoje aqui o encerramento com os estudantes, com as famílias, os professores, é realmente uma grande festa”. Enfatizou que os vencedores não são apenas os finalistas, “mas todos os estudantes que participaram desde o início o projeto. Eu acho que o mais importante de tudo isso é saber que a juventude está aí firme apostando na educação. Belas redações! Então, a sabemos que coisa está andando bem, graças a Deus! ”

Exposição – vários trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal, foram expostos na entrada do Centro de Convenções. Um deles foi a réplica do Cristo de Mário Cravo, feito pela aluna do 8º ano da Escola Municipal Arthur Seixas, e orientado pela professora Thammi Italiano Benedictis. Para a estudante, valeu a pena. “Eu não ia participar, mas minha professora falou que eu tinha talento, eu agradeço muito à ela. Amo o Cristo. É uma emoção estar aqui”. Para a orientadora, o talento já está pronto. “Eu também fiquei muito feliz. Ela foi assim de uma presteza e de uma rapidez para trazer a obra à escola e não foi surpreendente. Ela teve a maioria dos votos na unidade, dos colegas dela e até de alunos que fizeram obras também votaram nela”.

Ana Luíza e a professora Thammi

Premiação – os primeiros colocados de cada categoria ganharam notebooks; os segundos colocados receberam um smartphone; os terceiros colocados foram contemplados com um headphone. As escolas dos vencedores ganharam um notebook e uma impressora multifuncional. As escolas dos alunos em segundo e terceiro lugares, impressoras multifuncionais. Os professores dos alunos vencedores foram homenageados com um smartphone.

– CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º e 7º ANO:

1°) Maísa Brito Nascimento
Escola Municipal Milton de Almeida Santos;
Professora: Sônia Francisca de Souza;
Coordenadora: Veronita Pereira Porto;
Ano: 7º.

2°) Maísa Araújo Pessoa Silva
Escola Municipalizada Carlos Santana;
Professor: José Fernando Sales Gonçalves;
Coordenadores: Fátima Silva da Costa Pimentel e Simone Neri da Silva;
Ano: 7°.

3°) Maria Carolina V. Silva Cordeiro
Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa;
Professora: Gizelle dos Santos Macedo;
Coordenadora: Poliana Gomes Miranda;
Ano: 7º.

CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL II – 8º e 9º ANO:

1°) Cibele Prado Maracás Chaves
Escola Municipal Maria Rogaciana;
Professora: Noélia N. Ferraz Amorim;
Ano: 9°.

2º) Robert Santos Sousa
Escola Municipal Maria Rogaciana;
Professora: Ana Paula Pereira Lima;
Ano: 8°.

3°) David Bryan Oliveira Castro
Escola Municipalizada Fernando Spínola;
Professora: Patrícia Santos Oliveira Pinheiro;
Coordenadora: Patrícia Lanne Chaves;
Ano: 9°.

CATEGORIA ENSINO MÉDIO – 1º AO 4º ANO:

1°) Emily Teles Sacramento
Colégio da Polícia Militar;
Professora: Denyse Teixeira dos Santos;
Coordenadoras: Claudionora Azevedo Fiais e Karla Rejane Lacerda A. Brito;
Ano: 1°.

2°) Ingrid Silva Carvalho
Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista (Cetep);
Professora: Karina Barbosa;
Coordenadores: Priscila Lopes do Prado e José Ronaldo Silva dos Santos;
Ano: 1°.

3°) Thays Kawana Macedo de Sousa Jesus
Escola Estadual Abdias Menezes;
Professora: Adriana Teles;
Coordenador: Jeroaldo de Sousa Santos;
Ano: 3°.