fbpx

Distritos da zona rural comemoram o retorno das festas juninas

Texto e imagens: Secom PMVC.

Apresentação de Aélcio Batista no Distrito do Pradoso

Muito forró e tradição marcaram as festividades juninas nos distritos rurais de Vitória da Conquista. Na noite de ontem (24), os arraiás dos distritos de Bate-Pé e Pradoso reuniram a população local e visitantes em grandes festas organizadas pela comunidade com incentivo dos comerciantes locais e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista na contratação das atrações musicais.

Alcebíades e Marlene

No Pradoso, o casal Alcebíades Matos, de 64 anos, e Marlene Novaes, de 61 anos, comemorou o retorno dos festejos após dois anos de suspensão por conta da pandemia. “Eu acredito que o São João é a festa mais importante para nós. Aqui em nossa comunidade todo mundo abre as portas das casas, oferece comidas típicas. Por mais que a situação econômica não esteja boa, todo mundo se organiza para fazer a melhor festa em suas casas”, comentou Alcebíades que também destacou a preservação da tradição local de fazer os arrastões durante o dia, onde grupos de amigos ao som da sanfona, passam de casa em casa cantando e dando viva a São João.

Gil Novaes e sua filha

Para um dos organizadores do arraiá do Pradoso, Gil Novaes, este ano a festa superou os outros anos. “São três dias de festa, com nove atrações musicais. Ontem, no primeiro dia, a festa só acabou de manhã e hoje vai ser assim novamente. Agradecemos o apoio da prefeitura na contratação das bandas, foi fundamental para realização de nosso São João”, explicou Gil.

Aélcio fez a festa em Prados

Uma das atrações da festa foi o cantor Aélcio Batista, que veio da vizinha cidade de Anagé fazer a festa no Pradoso. “Nossa alegria é muito grande em poder tocar aqui, em poder fazer festa novamente”, destacou Aélcio.

Organizadores da festa de Bate-Pé

No distrito de Bate-Pé, a organização se preocupou não apenas com as atrações musicais, mas também com as tradições juninas. “Nós tivemos apresentação de quadrilha, brincadeiras como pau de sebo, corrida de saco, quebra pote”, contou umas das organizadoras da festa, Paula Incau, que destacou a importância do apoio da prefeitura na contratação das bandas. “O apoio da Prefeitura foi importante porque fortaleceu a nossa festa trazendo as bandas para cá”, afirmou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é bate_p%C3%A9_24-06-41-1020x680.jpg

Uma das atrações da segunda e última noite de festa em Bate-Pé, foi a banda Lino do Acordeon, que levou para o palco as canções nordestinas que o povo gosta, o mais autêntico forró. “Nós estamos muito felizes com o retorno das festas juninas, em vê o povo mais animado, afim de dançar forró”, salientou Cida Lino, a vocalista da banda, que já tem 30 anos de estrada.

Charlene

Para Charlene Araújo, de 36 anos, que nasceu em Bate-Pé. mas mora em Vitória da Conquista, o São João do distrito é uma prioridade. “Aqui é a raiz, não pode deixar de vir, principalmente porque ficamos dois anos sem festa, então eu vou ficar até um fim ”, declarou Charlene.