fbpx

NEOJIBA abre processo seletivo para bolsistas técnicos em Vitória da Conquista

20211014_104123-1568x1176.jpg
Texto e imagens: Afonso Ribas Moreira.
Assistente de Desenvolvimento Institucional.

Vagas são para as áreas de Produção de Eventos e Arquivo. As inscrições estão abertas até o dia 10 de julho.

Estão abertas, até o dia 10 de julho, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Capacitação em Áreas Técnicas no NEOJIBA – ARTS. Em Vitória da Conquista, são oferecidas duas vagas na área técnica de Produção de Eventos e uma vaga na área técnica de Arquivo Físico e Digital, ambas com carga horária de 20 horas semanais.

Podem se candidatar jovens de 15 a 23 anos que morem no município e estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio. Além disso, para se candidatar, será necessário informar dados pessoais como nome, CPF, RG, contato telefônico e dados dos responsáveis, quando se tratar de candidato com menos de 18 anos.

Os cursos serão ministrados de segunda a sexta-feira, nas dependências do Núcleo Territorial NEOJIBA (NTN) Vitória da Conquista, localizado no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. É de responsabilidade do bolsista selecionado se apresentar ao local onde serão realizadas as atividades. O valor do auxílio-formação é de R$ 787. Leia aqui o regulamento completo e se inscreva. 

WhatsApp Image 2022-06-28 at 10.06.21.jpeg

Sobre o ARTS

O Programa de Capacitação em Áreas Técnicas no NEOJIBA – ARTS oferece formação continuada em áreas correlatas às atividades musicais e socioeducativas do NEOJIBA, possibilitando ao bolsista a preparação para o mundo do trabalho. 

A “Escola de Arquivo Físico e Digital” tem por objetivo preparar o jovem para atuar, especificamente, como arquivista e copista em arquivos musicais de orquestras, coros, bibliotecas, faculdades, entre outras organizações. Para isso, o curso proporciona conhecimento teórico e prático musical, de gestão de acervos, catalogação, salvaguarda documental, edição de partitura, áudio, vídeo e imagem. No terceiro ano, o bolsista tem a possibilidade de se preparar para o vestibular de música das melhores universidades do Estado, visando empregos em instituições especializadas.

A “Escola de Produção de Eventos”, por sua vez, visa preparar o bolsista para ingressar no mercado de trabalho, apresentando ferramentas que podem ser utilizadas em diversas linguagens culturais, sobretudo na área musical, e oferecendo disciplinas de desenvolvimento de habilidades técnicas para a organização de eventos que envolvam a pré-produção, a produção e a pós-produção.

Os cursos das Escolas Técnicas do NEOJIBA seguem a metodologia desenvolvida pelo Programa, alinhadas com conceitos e referenciais de cada área. 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em quase 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.324 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.