fbpx

ONGs e negócios sociais da Bahia podem se inscrever em novo edital dos Institutos Neoenergia e Ekloos

Placa de informação na floresta

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Texto e ilustração: Imprensa Neoenergia Coelba

Além de participar de mentorias por nove meses, as organizações selecionadas serão avaliadas por uma banca de investimento, que distribuirá até R$ 100 mil em incentivos adicionais 

As organizações e negócios sociais que atuam em prol do meio ambiente na Bahia já podem se inscrever no novo edital do Instituto Neoenergia, braço de atuação da Neoenergia Coelba, em parceria com o Instituto Ekloos. As iniciativas devem promover ações de preservação e restauração de ecossistemas de montanha e redução das mudanças climáticas, com foco nas áreas de biodiversidade, turismo sustentável, agricultura sustentável e tecnologias ambientais. As inscrições estarão abertas até o dia 7 de julho no site www.ekloos.org/impactoverde. 

Serão selecionadas até 13 organizações sem fins lucrativos e negócios de impacto que atuem em diversas cidades dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Pará e Mato Grosso. “Preservar o patrimônio natural brasileiro é um dos objetivos do Instituto Neoenergia. Pensando nisso, lançamos agora o Impactô Verde, que irá impulsionar iniciativas de preservação e restauração de ecossistemas, e aquelas que estão focadas em soluções para as mudanças climáticas. Com a aceleração social destas organizações, pretendemos amplificar o impacto positivo para o meio ambiente”, diz Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia. 

As iniciativas escolhidas serão contempladas com mentorias online nas áreas de gestão estratégica, negócios e inovação, durante o período de nove meses. Até 65 gestores poderão participar dos treinamentos, sendo cinco de cada uma das iniciativas. Ao final do programa, as organizações serão avaliadas por uma banca de investimento, que distribuirá até R$ 100 mil em incentivos adicionais. 

“O Impactô Verde vai ajudar as organizações da sociedade civil e negócios de impacto a potencializarem as suas atividades em prol de questões ambientais. Junto com a equipe de mentores do Instituto Ekloos, as organizações poderão criar e reestruturar atividades que possam contribuir para a superação dos desafios ambientais globais sinalizados pela Agenda 2030 da ONU”, destaca Andrea Gomides, presidente do Instituto Ekloos.  

Instituto Ekloos – O Instituto Ekloos é uma aceleradora social que, ao longo de seus 14 anos de atuação, já capacitou mais de 6.000 empreendedores e acelerou mais de 700 ONGs e negócios de impacto social. Com um Programa de Aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vêm trabalhando com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação. 

Instituto Neoenergia – O Instituto Neoenergia tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de iniciativas sociais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua por meio dos seus negócios em geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia. Para o ciclo de 2022 a 2025, o Instituto tem o desafio de viabilizar projetos no âmbito geográfico de atuação da Neoenergia, dentro dos cinco pilares – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional-, e que contribuam diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), assim como às melhores práticas ESG. 

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).