fbpx

Semma realiza premiação do 1º Concurso Municipal de Fotografias “Olhares sobre a Caatinga”

Texto e imagem: Secom PMVC.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou a cerimônia de premiação do 1º Concurso Municipal de Fotografias “Olhares sobre a Caatinga”. Dez fotografias foram selecionadas para a escolha do público, contabilizando 2.475 votos válidos por meio do Instagram “Minha Conquista”.

A estudante Maria Clara Fauaze foi a primeira colocada, com “Anu Branco”. Ela descreveu sua emoção: “Felicidade, gratidão, honra, uma infinidade de sentimentos bons.” Praticante da fotografia desde os seis anos de idade, esta é a segunda vez que Maria Clara participa de um concurso de fotografia da Prefeitura. “Acho muito importante, até mesmo pra incentivar e motivar as pessoas a fotografarem mais, observar novos pontos de vista, estimular mais, acho muito importante a iniciativa”, avaliou.

Já a jornalista e fotógrafa Isabella Carvalho esteve pela primeira vez em um concurso municipal e conquistou o terceiro lugar. Para fazer a fotografia intitulada “Dia a dia”, ela foi até o povoado de Úrsula, região de José Gonçalves. “É uma forma de comunicação, é uma forma de arte, captura momentos que às vezes passam desapercebidos. Tem que ter mais valorização dessa profissão. E também outro ponto é que concursos como este reforçam também temas – como é o caso da Semana de Meio Ambiente – que têm que ganhar essa visibilidade, porque têm relevância, têm que ser debatidos, então une o agradável”, disse.Maria ClaraIsabella

Para a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Oliveira, o concurso cumpriu com o seu objetivo. “Esse foi o propósito deste concurso: mostrar as belezas da Caatinga. Justamente para mostrar para as pessoas e valorizar tudo o que tem nesse bioma tão maravilhoso, e muita gente nem dá muita importância, nem dá muito valor, mas vale a pena ser cuidado e preservado”, afirmou.

Maria Clara Fauaze, Isabella Carvalho e Sabrina Parente, a segunda colocada, foram premiadas com um troféu e um fotolivro impresso. Um quadro com a impressão de “Anu Branco” também foi presenteado a Maria Clara, pelo primeiro lugar. Os cinco primeiros colocados participarão de uma exposição itinerante que percorrerá o Planetário, o pátio da Prefeitura e o Parque Municipal da Lagoa das Bateias.

A estudante Maria Clara Fauaze, primeira colocada com “Anu Branco”

Confira o resultado:
1º lugar: “Anu Branco” – Maria Clara Fauaze (997 votos)
2º lugar: “Floração” – Sabrina Parente (489 votos)
3º lugar: “Dia a dia” – Isabella Carvalho (261 votos)
4º lugar: “Nascimento do Mandacaru” – Orônio do Sertão (225 votos)
5º lugar: “Cenário” – Jonabe da Gama” (194 votos)
6º lugar: “Solitude” – Sandra Araújo (106 votos)
7º lugar: “Grande Ipê” – Leandro Silva (79 votos)
8º lugar: “Arquitetura” – Chirlei Lima (66 votos)
9º lugar: “Imagem” – Lucas Melo (21 votos)
10º lugar: “Rês da Caatinga” – Saulo Santana (7 votos)