PMVC

Biblioteca Municipal José de Sá Nunes recebe doação de livros, revistas e DVD’s


 

Livros doados fizeram parte do acervo da Feira Popular do Livro, na Praça Nove de Novembro.

PMVC

O acervo da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes acaba de ser reforçado com a chegada de aproximadamente 300 exemplares de novos livros, revistas e DVD’s. Os títulos foram doados nesta sexta-feira (29) pelos organizadores da Feira Popular do Livro, evento que começou no dia 5 e segue até hoje, sábado (30), na Praça Nove de Novembro.

Entre os livros doados, a variedade é grande: literatura brasileira e estrangeira, revistas diversas, tratados acadêmicos, obras clássicas da filosofia, da política e da sociologia, além de DVD’s com cursos de línguas estrangeiras, títulos sobre literatura infanto-juvenil e histórias em quadrinhos ao estilo mangá.

A partir da próxima semana, as doações começarão a ser catalogadas pela equipe da biblioteca. À medida que forem recebendo suas respectivas numerações e selos oficiais, eles serão disponibilizados ao público para empréstimo. Dos 300 exemplares, 200 ficarão à disposição na Biblioteca Municipal José de Sá Nunes. Os 100 restantes, quando estiverem devidamente catalogados, serão transferidos para a sala de leitura da Praça Ceus, no Alto Maron. Esse espaço, que até o momento contém um acervo disponível apenas para leitura na própria sala, também começará em breve a oferecer o serviço de empréstimo, da mesma forma como funciona na biblioteca.

Requalificação do acervo

A gerente da biblioteca, Jeanne Marie, e a representante dos doadores, Liz Araújo, com parte do acervo doado.

“É muito importante disponibilizar a cultura para o público de todas as idades. Nós garantimos que a doação é feita com o intuito de que as pessoas tenham mais acesso à educação, à cultura e à informação”, explica a estudante Liz Araújo, de 15 anos, herdeira do sebo O Livreiro e representante dos organizadores da Feira Popular do Livro.

Para a gerente da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, Jeanne Marie, a doação deverá contribuir para potencializar o serviço de empréstimo de obras literárias. “É importante dar destaque a esse serviço, porque é o maior que nós oferecemos aqui na biblioteca. Essa rotatividade faz com que mais pessoas também possam ter a oportunidade de conhecer”, explica Jeanne Marie.

“Os novos títulos significam a possibilidade de ampliar e requalificar o nosso acervo. As pessoas podem vir à biblioteca e vão encontrar livros novos para usufruir”, acrescenta.

Crianças atendidas pelo CRAS Nossa Senhora Aparecida e Diêgo Gomes, que lançou seu primeiro livro “Herzem Gusmão, a voz de Conquista”

Sob a justificativa de ampliar o acesso a esse serviço de empréstimo, a gerente informa que está em andamento o projeto “Vamos Conhecer a Biblioteca Municipal”, que consiste no convite a instituições públicas e particulares, para que enviem grupos de visitantes ao local, a fim de que possam conhecer o acervo que contém cerca de 40 mil títulos – dos quais 25 mil estão disponíveis para empréstimo.

Ampliando o serviço de empréstimo

Organizadas de acordo com temáticas diversas, as prateleiras contém literatura brasileira, estrangeira e infantil, e ainda periódicos como jornais e revistas. Nesta semana, por exemplo, o espaço recebeu crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Nossa Senhora Aparecida.

Outro grupo foi formado por mulheres com idades acima de 60 anos, que participam do serviço de fortalecimento de vínculos oferecido pelo CRAS Vila América. A semana foi completada por outra visita, nesta sexta-feira (29), desta vez com estudantes de Ensino Médio.

Mulheres do CRAS Vila América

“Muitas dessas crianças ficaram de voltar com suas famílias, para fazerem a carteirinha da biblioteca. E as mulheres ficaram encantadas. Muitas delas estavam vindo à biblioteca pela primeira vez”, contou Jeanne Marie.

Como ter acesso ao acervo

Qualquer pessoa pode ter acesso ao acervo da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes. Para garantir a carteirinha que dá direito ao empréstimo de livros pelo prazo renovável de dez dias, basta ir à biblioteca e levar o RG e um comprovante de residência.

A biblioteca fica na avenida Jonas Hortélio, s/n, bairro Recreio. Para obter informações sobre o acervo ou a carteirinha, basta entrar em contato pelo telefone (77) 3422-8153.

Acervo da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes contém mais de 40 mil títulos.

Texto e fotos: Secom PMVC.