fbpx

Governo Municipal entrega 550 tablets para Agentes Comunitários de Saúde

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é entrega-tablets-7.jpg
Texto e imagens: Secom PMVC

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Vitória da Conquista ganharam um importante reforço tecnológico para o desenvolvimento do trabalho junto à comunidade. Os profissionais receberam 550 tablets, em uma cerimônia que contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, na quadra esportiva da Fainor, nesta quinta-feira (30).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é entrega-tablets-12.jpg

Os tablets servirão de ferramenta para alimentar o sistema federal e-SUS Território, que é utilizado para fazer o cadastro e acompanhamento domiciliar do cidadão, bem como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC/SUS), ajudando na rotina de trabalho das 58 equipes de Atenção Primária que atuam nos bairros, distritos e povoados.

A prefeita Sheila Lemos pediu aos agentes o comprometimento e dedicação nesse importante trabalho de servir à população. “Vamos continuar investindo em tecnologia, estamos lutando por emendas parlamentares para que a gente consiga requalificar os nossos espaços de saúde, mas precisamos, acima de tudo, de profissionais comprometidos que levem saúde de qualidade a cada cidadão conquistense. E é preciso que utilizem e alimentem bem esse sistema, porque é o que irá trazer mais recursos para a saúde de Conquista”, destacou a gestora.

A coordenadora estadual do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de endemias do Estado da Bahia (Sindacs), Rita França, afirmou que essa é mais uma vitória para a categoria. “É uma ferramenta de trabalho muito boa que vai ajudar os agentes comunitários, a Atenção Básica e a população, que depende muito do nosso desempenho. Agradeço à SMS e à prefeita que estão sempre disponíveis para atender as nossas demandas e que tem ouvido o nosso chamado”, pontuou Rita.

O ACS Domingos Lemos, que atua na equipe de saúde da família São Joaquim, foi o primeiro a receber das mãos da prefeita o seu novo instrumento de trabalho. “Essas ferramentas de trabalho auxiliam no melhor desenvolvimento do nosso serviço na zona rural. O e-SUS, hoje em dia é essa ferramenta informatizada, então o tablet vai ser de grande ajuda nas visitas às famílias”, contou ele.

ACS Saulo Santos

Atuando na unidade de saúde Recanto das Águas, Saulo Santos disse que o tablet vai ser muito útil nos seus trajetos de porta em porta. “Usar hoje muito papel é até arcaico, ainda mais para nós que andamos muito e levamos peso, então vai ajudar muito. É gratificante poder estar junto com a comunidade, escutar os problemas e acompanhar a saúde de cada morador”, relatou o ACS.

Entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde e profissionais do apoio administrativo, são aproximadamente 1.300 profissionais que irão alimentar o sistema e-SUS e acessar informações confiáveis sobre pacientes e famílias atendidas.

“Com mais recursos, poderemos realizar investimentos cada vez maiores na prevenção, na valorização da equipe e na Atenção Básica, assegurando que cada família tenha acesso a um serviço de qualidade”, finalizou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.