fbpx

Instituto Neoenergia premia mulheres lideres de projetos de arte e cultura

Foco são iniciativas desenvolvidas em territórios em situação de vulnerabilidade social

Texto e imagem: Imprensa Neoenergia Coelba

O Instituto Neoenergia, por meio do Prêmio Inspirar, edição 2022, irá homenagear lideranças femininas com atuação no campo da arte e cultura.

Com o objetivo de valorizar o protagonismo da mulher na geração de impacto positivo em áreas de vulnerabilidade social, o Inspirar, cujas inscrições estão abertas, vai distribuir R$ 140 mil em premiações para as vencedoras da iniciativa.

Para participar, é preciso conduzir há pelo menos um ano ações em municípios dos estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul ou no Distrito Federal.

Realizado pelo Instituto Neoenergia, com a colaboração das distribuidoras da Neoenergia e parceria técnica da Baluarte Cultura, o Prêmio Inspirar 2022 vai celebrar as histórias de transformação social promovidas por 16 mulheres, em três categorias.

São elas: Pessoa Física/MEI – Microempreendedora Individual; Coletivos ou Grupos não formalizados; Produtoras Culturais ou Organizações da Sociedade Civil.

Três vencedoras serão definidas pelo Comitê Externo de Especialistas do prêmio, por mérito cultural, e as outras 13 serão escolhidas por votação popular.

Segundo Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia, a premiação cumpre um papel fundamental para dar visibilidade ao protagonismo feminino na promoção de atividades artísticas e culturais. “Reconhecer essas mulheres é uma forma de potencializar os resultados das suas ações, mostrando que elas fazem a diferença nas comunidades onde atuam e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e grupos em vulnerabilidade social. Além de agentes de mudança, elas têm uma representatividade muito forte, que inspira a sociedade a construir um futuro melhor!”, afirma.

As inscrições ao Prêmio Inspirar 2022 devem ser realizadas no site do Instituto Neoenergia até 5 de agosto, às 18h, por meio do preenchimento de um formulário.

Na página, também estão disponíveis todas as informações sobre o Edital e a lista de municípios contemplados pela iniciativa.

Sobre o Instituto Neoenergia – O Instituto Neoenergia, braço de atuação social da Neoenergia, promove atividades que fortalecem as redes da sociedade civil, colaboram para a redução da desigualdade social, integram a luta contra as mudanças climáticas e contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).