fbpx

Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas recebe visita de mentor do projeto

Texto e imagens: Secom PMVC

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebeu, ontem (27), a visita do consultor da ChildHood e Unicef no Brasil, professor Benedito Rodrigues dos Santos, na sede do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas. Idealizador do Núcleo, ele veio conhecer pessoalmente e verificar os processos de trabalho, os entraves, as peculiaridades e propor ações que podem trazer resultados mais efetivos para garantia e proteção das crianças e adolescentes que estão nas unidades de ensino.

O secretário Edgard Larry agradeceu a visita e propôs que os novos servidores que ingressarem na Smed façam a capacitação de sensibilização que vai orientar na identificação, notificação e encaminhamento dos casos de violência nas escolas. O curso apresenta carga horária de quatro horas e terá certificação, preparando o indivíduo para atuar na prevenção, identificação e notificação de casos de violência.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Polímnia Cassimiro, além da formação para os novos servidores, a Smed quer preparar os coordenadores e gestores escolares. “O professor é uma grande referência para as políticas públicas para infância e adolescência com histórico muito rico de ações nesta seara de trabalho, por isso vamos propor essa capacitação”.

Para o professor Benedito, Vitória da Conquista tem que sentir orgulho do que está acontecendo aqui. “Estamos vendo uma estruturação de um conjunto de atividades para prevenir a violência contra a criança na escola, talvez seja invisível para a população, mas os efeitos já estão sendo sentidos. Saímos daqui também de imediato com a proposta agendada de uma sensibilização para os novos servidores da Smed”.