fbpx

Prefeita reafirma compromisso com a educação, anuncia asfalto e comunidade comemora

Prefeita descerra a placa de inauguração, acompanhada de D. Irma Lemos, da vice-diretora do CEI de Dantilânia, Diva Silveira, do secretário Edgard Larry, do vereador Nildo Freitas e do coordenador pedagógico Ronílson Ferreira. Texto e e imagens: Secom PMVC.

Se o sentimento que tomava conta da comunidade de Lagoa de José Luís, na manhã desta quinta-feira (21), era de felicidade com a entrega da Escola Municipal Félix Pacheco ampliada e totalmente reformada, o da prefeita Sheila Lemos não era diferente. “Para mim, é uma alegria enorme estar aqui hoje, entregando essa obra, principalmente, porque conheço essa escola desde quando ela não tinha muro, a construção era de adobe e o chão das salas de terra batida”, assegurou a gestora durante seu pronunciamento.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é SC1_3189-1020x680.jpg

Segundo Sheila, é por entender que a educação é a base da sociedade, que o Governo para Pessoas tem dedicado atenção especial às melhorias na infraestrutura escolar da Rede Municipal. Somente no primeiro semestre de 2022, a Secretaria Municipal de Educação concluiu 648 obras das 865 previstas. As demais estão em andamento. “Estamos trabalhando nos quatro cantos da cidade para melhorar a estrutura física das nossas escolas, que há muito tempo estava carecendo de um olhar diferenciado e que estamos tendo”, assegurou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é SC1_3130-1020x680.jpg

Esse trabalho, explicou a prefeita, soma-se a outros esforços envidados pela gestão e conta, sobretudo, com o envolvimento das famílias. “É a participação da família, é o sentimento de pertencimento dos pais e dos alunos pela escola que vai contribuir para que a gente consiga ter uma educação de qualidade. Essa escola é da comunidade e peço que todos cuidem muito bem dela porque sem educação não se chega a lugar nenhum”, enfatizou.

Comunidade em festa

Quem também ficou feliz foi a servidora pública Jeane Pena. Por mais de duas décadas, ela atuou na unidade, como auxiliar de serviços gerais. “Trabalho aqui há tanto tempo e nunca vi a escola tão linda como está agora. Só tenho a agradecer a Deus, a prefeita, ao secretário e equipe por essa reforma”, assegurou a servidora, principalmente, pelo fato de sua neta Maria Eduarda estudar na unidade. “Ela vai estudar numa escola toda equipada, confortável, linda. Fico muito grata mesmo”, comemorou.

Mais obras

Ainda durante a cerimônia de entrega, a prefeita Sheila Lemos fez um importante e aguardado anúncio à comunidade: o recapeamento asfáltico na entrada do povoado. A obra será executada com recursos provenientes de emenda parlamentar articulada pela prefeita. “Estamos trazendo hoje essa boa notícia para vocês. Sabíamos da necessidade de ter o recapeamento na pavimentação que há aqui e conseguimos articular essa emenda, cumprindo o compromisso que fizemos com a comunidade. Então, ainda esse ano eu estarei aqui entregando mais uma obra para vocês, que é essa obra de recapeamento, inclusive, com a colocação de meio-fio”, assegurou.

Katiane

Se para a liderança comunitária do povoado, Katiane Alves, a entrega da escola totalmente repaginada já era motivo de felicidade, o anúncio do recapeamento dobrou os motivos pelos quais comemorar. “Para nós, esse recapeamento será de extrema importância e uma obra que aguardávamos há muito tempo porque a pavimentação aqui já estava bastante danificada. Então, para nós, veio em boa hora”, comemorou.

Escola Félix Pacheco, no povoado de Lagoa de José Luís, outra que foi entregue à comunidade totalmente reformada

A Prefeitura de Vitória da Conquista entregou oficialmente à comunidade de Lagoa de José Luiz, a Escola Municipal Félix Pacheco, que pertence ao Círculo Escolar Integrado (CEI) de Dantilândia, totalmente reformada e ampliada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Infraestrutura Escolar. Atualmente, a unidade tem cerca de 90 alunos matriculados.

Os serviços realizados na localidade foram a construção da tubulação de saída para água fluvial; travamento de paredes; impermeabilização de lajes e telhado; instalação de revestimento cerâmico nos banheiros, cozinhas e sala de aula; revitalização do passeio; instalação de forros PVC; ampliação e construção de depósito, sala de aula, casa para o gás de cozinha; cobertura do pátio com estrutura metálica; piso de alta resistência; instalação de guarda corpo, de alambrados e grades de proteção; revisões elétrica e hidráulica com substituição de louças sanitárias; substituição de vidros e portas; pinturas geral e lúdica, além de letreiro.

O secretário Edgard Larry parabenizou o trabalho realizado pela equipe da Smed. “O que está sendo entregue é fruto de muitas mãos, ação em equipe”, disse e, voltando-se para os pais de alunos presentes, enfatizou a importância do zelo com o espaço. “Reformamos mais de 20 escolas na rede municipal, principalmente na zona rural e temos projetos em andamento. Cuidem, zelem, aproveitem porque este patrimônio é de vocês”, concluiu o secretário da pasta.

O coordenador Pedagógico da Smed, professor Ronilson Ferreira, agradeceu às famílias presentes na localidade. “Não existe escola sem aluno. Obrigado às famílias, porque é ela a primeira escola do aluno. A secretaria está fazendo sua parte e os pais devem fazer a deles, trazendo os alunos para a escola. Vamos garantir que eles aprendam. A escola vai dar muitos frutos”.Edgard LarryRonilson FerreiraDiva SilveiraIvete Chagas

A vice-diretora do CEI de Dantilândia, professora Diva Novais do Carmo, disse que era o momento de expressar alegria e gratidão. “Recebemos a sonhada reforma e ampliação. Agradecemos o apoio e compromisso de Irma Lemos”. Também manifestou sua gratidão à prefeita Sheila Lemos e ao secretário Edgard Larry pelo acompanhamento e realização da obra, à equipe da Smed, “e a todos os presentes neste evento, pais e alunos”.

Para a professora Ivete Chagas Freitas, foi um dia de muita felicidade e elogios à obra. “Nós estamos aqui na Escola Félix Pacheco, na comunidade de José Luiz, muito felizes com a reforma, foi uma ampliação assim de alta categoria, porque ficou muito linda a escola, a comunidade vai ser beneficiada. Os alunos estão felizes, os professores estão trabalhando com a auto estima lá em cima. A Smed fez assim no capricho esta reforma e nós estamos muito contentes com todo este benefício aqui para esta comunidade”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC00425-907x680.jpg

Homenagem

A filha ilustre de Lagoa de José Luís, que não esquece as origens e muito lutou para que a recuperação da escola se tornasse uma realidade, Irma Lemos, foi homenageada: o secretário Edgard Larry apresentou um texto de sua autoria, escrito no quadro de uma das salas de aula, deixando-a emocionada.