fbpx

Presidente da Câmara Luiz Carlos Dudé reúne imprensa e apresenta balanço

Luiz Carlos Dudé e a Prefeita Sheila Lemos

O Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Luiz Carlos Dudé, após reassumir suas funções legislativas depois de ter transmitido o cargo de Prefeito a Sheila Lemos, reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira, 19, para apresentar um balanço das atividades neste primeiro semestre.

Dudé esclareceu que o recesso parlamentar diz respeito apenas às Sessões Ordinárias, já que o trabalho dos vereadores e seus assessores continua inalterado. Informou ainda que assinou o decreto eliminando a obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências da casa, alegando que acompanha o momento em que há um relaxamento natural em todas as atividades humanas, com ou sem concentração de pessoas.

Imagem: Ascom Câmara

Disse que em 03 de agosto, quando voltam as sessões ordinárias muitas ações ainda vão acontecer, como a previsão de três sessões itinerantes nos distritos que ainda não receberam o benefício neste primeiro semestre. Aproveitou do ensejo para informar sua satisfação em ter chegado à prefeitura, já que seu inicio profissional foi de office boy e agradeceu a todos os que colaboraram com ele para que alcançasse todas as suas vitórias.

Tendo em vista o cumprimento da legislação eleitoral e que sete dos atuais vinte e um vereadores da atual legislatura, são pré candidatos a deputados estaduais e federais, a assessoria de imprensa, sob o comando das jornalistas Beatriz Oliveira e Carla Simões produzirão apenas releases institucionais do legislativo, não citando nenhum nome de vereador em cumprimento de mandato. Isso até o dia 02 de outubro. Assim como as transmissões radiofônicas das sessões ordinárias, a partir de 03 de agosto, não acontecerão.

Um dos assuntos da pauta, sobre o funcionamento da Rádio Câmara, Dudé esclareceu que os transmissores foram instalados erroneamente em área de preservação ambiental, e que está sendo elaborado um novo plano de ações para corrigir o lapso. Lembrou que a Neoenergia Coelba não pode fazer a ligação da eletricidade no atual local, exatamente onde foram instalados.

Dentre as atividades apresentadas estão 59 Projetos de Lei do Legislativo, 14 Projetos de Lei do Executivo, 24 requerimentos de Tribuna Livre, 29 audiências públicas, 1.219 indicações, 102 requerimentos, duas sessões itinerantes, cinco sessões especiais e duas sessões solenes.

Maciel Junior, Mestre de Cerimonias da Câmara, comandou a transmissão do material exposto nos telões, mostrando o resumo das atividades parlamentares neste primeiro semestre, num trabalho desenvolvido pelos colegas André, Luciana Oliveira, Guilherme Novais, entre outros, da Assessoria de Comunicação.

Ilustrações e texto: Ascom Câmara.

O presidente da Casa falou ainda sobre a reforma que será realizada ainda no segundo semestre deste ano, nas dependências da Câmara, visando a um melhor desenvolvimento das atividades, bem como os trâmites para a inauguração da Rádio Câmara 90.3 FM. “Houve um problema na instalação do transmissor da nossa rádio, que já está sendo resolvido. Verificamos que o transmissor está instalado em Reserva Ambiental, e por conta disso a Coelba não fez a ligação de energia, mas já estamos resolvendo e logo a rádio estará no ar”, explicou. 

Outro ponto relatado por Dudé foi o empréstimo de US$ 72 milhões, aprovado pelo Legislativo, para que a prefeitura possa executar obras na cidade: “Lembrando que esse valor só poderá ser usado em obras em localidades que ficam no Anel Rodoviário para dentro. Esse foi o projeto mais importante que passou por essa Casa neste ano de 2022”, afirmou. 

Representando o Jornal e Site Diário do Sudoeste, Toninho da Luz   questionou mais investimentos para a saúde do município. “A gente vê obras por toda a cidade, mas a saúde está precária”, disse, cobrando mais ações da Câmara para esse segmento. Dudé lembrou que na Casa existe uma Comissão de Saúde que tem trabalhado no intuito de cobrar e fiscalizar as ações e investimentos do Poder Executivo para a saúde local.

O jornalista Jeremias Macário criticou a aprovação da taxa de lixo lembrando que a população terá que arcar com mais um custo e pediu mais projetos sociais voltados para a sociedade. O presidente explicou que diversos projetos sociais foram criados pela Casa, que vem trabalhando sempre no sentido de proporcionar melhores condições de vida à população.

Marcelo Gerra, do Blog do Marcelo, questionou ao presidente sobre o período em que esteve à frente da prefeitura e se o mesmo havia sido surpreendido de alguma forma. Em resposta, Dudé lembrou que a prefeita Sheila Lemos (UB) vem trabalhando de forma clara e transparente, por isso sua passagem pela prefeitura foi tranquila.

Representando o Jornal Impacto, Tico Oliveira relatou que acompanha todas as sessões da Casa e que não viu nenhuma movimentação dos parlamentares sobre ações de combate à fome na cidade. Também fez críticas ao apoio dos vereadores a candidatos a deputados de fora. Por sua vez, Dudé lembrou de projetos sociais voltados para o combate à fome em todo o país e ressaltou a importância de se apoiar os deputados locais, mas destacou que “se estes não mandam recursos para a cidade, temos, sim, que apoiar àqueles que trazem dinheiro e investimentos para a nossa cidade”.

Alex Miller, do Blog Transparência, questionou a construção do cemitério, alegando que o mesmo foi feito dentro de um lixão. Dudé lembrou que um cemitério particular da cidade também está situado no mesmo local e garantiu uma visita dos vereadores ao local para verificar as condições do mesmo. 

Representando o Blog do Massinha e o Programa Agito Geral, Pedro Alexandre Massinha falou de política, do apoio a deputados que investem na cidade e pediu mais valorização aos blogs da cidade. 

Paulo Nunes, do Blog do Paulo Nunes, questionou as obras do Jardim Valéria, pedindo que a Câmara realize uma fiscalização para que as obras de pavimentação sejam realizadas da melhor forma. Também criticou o asfalto que está sendo colocado no local. Dudé lembrou que a Câmara está atenta a essas questões e que o asfalto ainda não foi colocado no bairro. 

O jornalista Rodrigo Ferraz, do Blogo do Rodrigo Ferraz, pediu a Dudé que falasse das emendas do deputado federal Arthur Maia, no Bairro Patagônia, e na feira do Bairro Brasil. O presidente disse que nenhum prefeito até então tinha se preocupado em construir uma unidade de saúde no Patagônia, mas que seu mandato conseguiu com o parlamentar a verba para construção e compra de equipamentos. “Serão quase R$ 2 milhões de investimentos na localidade”, pontuou. 

O vereador Nildo Freitas (PTC) agradeceu a presença dos colegas da imprensa, justificando o seu atraso na coletiva por conta de uma ação da Comissão de Defesa do Consumidor, na fiscalização de revendedoras de gás de cozinha na cidade: “Estamos realizando um trabalho de fiscalização para entendermos o porquê de o combustível e o gás de cozinha em Conquista serem mais caros que em outras cidades da região”, explicou.

Participaram da coletiva representantes dos seguintes veículos de comunicação: Blog do Sena, Blog do Massinha e Programa Agito Geral, Jornal Impacto, Blog A Gente Diz, Blog do Rodrigo Ferraz, Blog do Leo Santos, Blog Vitória da Conquista (Blog do Marcelo), Blog da Resenha Geral, Blog do Dárcio, Site Expressão Bahia, Redação Brasil e Blog do Redação, Blog Transparência, Mega Rádio, Rádio Clube, Rádio Melodia, Rádio Bandeirantes, Brasil FM, Blog do Paulo Nunes, Jornal e Site Diário do Sudoeste, além do jornalista Jeremias Macário, do cinegrafista Roberto Dias e do radialista Ricardo Gordo.