fbpx

SMDE realiza inventário turístico para elaboração do Plano Municipal de Turismo

Texto e imagem: Secom PMVC

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) iniciou a realização do inventário turístico de Vitória da Conquista. O documento, que reunirá informações detalhadas sobre a estrutura do segmento na cidade, servirá de base para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, que está sendo produzido numa parceria com o Sebrae.

Desde ontem (6), pesquisadores treinados pela empresa Cria Rumo, que está prestando a consultoria para construção do plano, estão visitando bares, restaurantes, hotéis, agências de turismo e outros segmentos do comércio ligados ao turismo para aplicação de um questionário. Durante a entrevista, eles verificam questões como demanda, ocupação, qualidade do serviço, frequência e oferta.

Para cada uma das áreas, explica o gerente de Fomento ao Turismo da SMDE, Albene Silveira, há um questionário específico para verificar as particularidades de cada segmento. Na abordagem, também são verificados aspectos relativos aos atrativos turísticos da cidade e de outras áreas relacionadas, como segurança pública e hospitais. Todo o trabalho atende ao que é preconizado pelo Ministério do Turismo.

“Esse trabalho é fundamental, uma vez que o principal objetivo do inventário é servir de base para a construção do Plano que, após todos os trâmites, deve se tornar lei e um instrumento crucial para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade”, enfatizou Albene, reiterando a importância dos proprietários e gerentes desses espaços receberem os pesquisadores, que estão identificados com crachás.

A previsão é que o inventário turístico seja concluído até o próximo dia 10 de agosto. Já a construção do plano é dividida em quatro etapas das quais esta é a segunda. A primeira foi a sensibilização e mobilização dos agentes envolvidos no processo. Estão previstas ainda a definição das estratégias, com a construção do plano e a implementação de ações.