PMVC

SMS informa que as duas pessoas com suspeita de varíola dos macacos estão bem e isoladas em casa

Imagem ilustrativa – Agência Brasil EBC. Texto: Secom PMVC

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que os dois casos suspeitos varíola dos macacos (monkeypox) identificados no município estão sendo monitorados.

PMVC

As duas pessoas, adultas, um homem e uma mulher, de famílias diferentes, sem histórico de viagens para outros países ou estados. passam bem e encontram-se em isolamento domiciliar, conforme o protocolo.

A SMS aguarda o resultado do exame laboratorial a ser emitido pelo Lacen Bahia. As duas pessoas não têm histórico de viagens para outros países ou estados

A doença

Os sintomas da varíola dos macacos são febre alta súbita, dor no corpo, adenomegalia (aumentos dos gânglios), fraqueza e dor nas costas.

A SMS orienta que qualquer pessoa que manifeste esses sintomas deve procurar imediatamente o serviço médico, seja nas unidades de saúde da Atenção Básica, na rede hospitalar ou na rede especializada (pública ou privada).

A SMS informa ainda que já disparou alertas epidemiológicos para a rede de atenção e realizou reuniões presenciais com a rede hospitalar e especializada e segue atenta para notificar os casos suspeitos precocemente e dar os devidos encaminhamentos clínico e epidemiológico, com o objetivo de romper a cadeia de transmissão por meio do isolamento.