fbpx

Uesb é destaque nos Jogos Universitários da Bahia

Desde 2009, a Uesb participa dos Jogos Universitários da Bahia (Juba).

Neste ano, a instituição foi representada no futsal masculino e feminino; vôlei de quadra masculino e feminino; basquete masculino; handebol masculino; vôlei de praia masculino e feminino; tênis de mesa; e-sports e futmesa masculino, além do Juba acadêmico.

Texto e imagens: Ascom Uesb.

Nesta edição, a estudante do sexto semestre de Educação Física, campus de Jequié, Ana Caroline Baleeiro, ficou em primeiro lugar no Juba acadêmico, modalidade acadêmica, com o trabalho “O Esporte Universitário na Agenda Retórica Presidencial Brasileira (1989-2020)”.

Ana, que já participou de outras modalidades em edições anteriores, representará a Uesb e o estado da Bahia nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que acontecerá em setembro, na cidade de Brasília. A estudante destaca que a categoria acadêmica deveria ser melhor vista e reconhecida pelos universitários. “A modalidade acadêmica é pouco conhecida e valorizada e, por isso, essa medalha trouxe, além da vitória, mais visibilidade”, conta a discente.

Além dessa premiação, a Universidade conquistou a terceira colocação no futsal masculino e, também, no vôlei de quadra masculino e feminino.

O professor Temístocles Damasceno foi o responsável por articular a participação dos atletas universitários no Juba. Segundo ele, o potencial dos estudantes foi determinante para a destaque na competição. “O potencial físico-desportivo dos estudantes da Universidade se apresenta como principal variável determinante do resultado esportivo. Nesta perspectiva, torna-se necessário romper paradigmas institucionais acerca da percepção dos problemas e definição de alternativas correlatas ao esporte universitário e, consequentemente, planejar estratégias efetivas que diluam as intempéries em questão e ampliem a materialização das ações desenvolvidas”, explica o docente.

Os discentes que participaram do evento fazem parte do “Uesb em Movimento”, projeto de extensão que atende alunos de diversos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. A ação está vinculada à Coordenação de Extensão, Cultura e Esporte (Coex) do campus de Jequié.

Juba –  Os Jogos Universitários da Bahia (Juba) é um evento que visa aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do estado e serve de classificatória para os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs). Uma das modalidades que tem chamado a atenção é o Juba Acadêmico, que consiste em uma categoria voltada para apresentação de trabalhos universitários relacionados ao esporte.