fbpx

Agosto Dourado: Banco de Leite Humano e Hospital Municipal Esaú Matos promovem ações educativas sobre amamentação

Texto e imagem: Secom PMVC.

Por mais um ano, a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, por meio do Banco de Leite Humano e do Hospital Municipal Esaú Matos, está participando da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A ação global, que acontece de 1º a 7 de agosto, tem como objetivo aumentar a conscientização e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno.

Neste ano de 2022, a Semana está abordando o tema “Fortalecer a amamentação, educando e apoiando”. Assim, se concentra no fortalecimento da capacidade dos atores que precisam proteger, promover e apoiar a amamentação em diferentes níveis da sociedade, entendendo a importância do aleitamento materno para as famílias no mundo pós-pandemia, uma vez que o leite humano melhora a nutrição e garante a segurança alimentar.

Agosto Dourado

 A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte da programação do Agosto Dourado, campanha de incentivo à amamentação e também à doação de leite materno. Dessa forma, durante todo o mês, o Banco de Leite Humano e o Hospital Municipal Esaú Matos realizarão uma série de atividades educativas, começando nesta segunda, 1º de agosto, Dia Mundial da Amamentação.

Durante a programação do Agosto Dourado, a equipe do Banco de Leite irá intensificar as visitas que já acontecem aos alojamentos da maternidade, no intuito de explicar para as mães a melhor maneira para amamentar seus filhos e as etapas do processo de amamentação, a partir do nascimento dos bebês. Além disso, todos os funcionários do Hospital serão envolvidos, desde porteiros até os colaboradores que atuam na UTI Neonatal, com a revisão dos Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno.

Outras atividades também estão previstas, como rodas de conversas e práticas integrativas. Já o encerramento do Agosto Dourado acontecerá no dia 26, com evento em homenagem às mães da rota de doação de leite materno. A programação completa pode ser conferida aqui.