fbpx

Câmara Municipal recebe visita da gerência do Festival de Inverno Bahia Gabriela Gaspari

Imagem Câmara Municipal recebe visita da gerência do Festival de Inverno Bahia
Texto e imagens: Ascom Câmara

Na manhã desta sexta-feira, 19, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista recebeu a visita da gerente de Marketing e Eventos do Festival de Inverno Bahia (FIB), Gabriela Gaspari. A gerente foi recepcionada pelo presidente da Casa, vereador Luís Carlos Dudé (MDB). 

Durante a visita, a gerente apresentou os detalhes finais que envolvem o FIB, responsável pela geração de centenas de empregos que incrementam a economia da cidade movimentando bares, restaurantes e rede hoteleira, além de projetar o município nacionalmente, já que é um dos maiores festivais de música do país.

Dudé apontou que o poder público precisa apoiar as iniciativas que ressaltem o potencial do município. “O Festival de Inverno é uma iniciativa que veio e fortalece os potenciais culturais e econômicos do nosso município. Sem dúvidas merece receber todo apoio necessário, uma vez que oferece grande retorno para a cidade através da geração de emprego e renda, aliado à oferta de uma grandiosa opção de lazer aos conquistenses e a quem quer que chegue em nossa cidade para prestigiar esse grande festival”, disse ele.

Gabriela Gaspari apontou que para a organização do evento o movimento que o FIB gera na cidade é um ponto de grande importância. “A gente tem uma expectativa de girar ainda mais a economia de Conquista com isso. Os hotéis já estão todos lotados, os bares e restaurantes nesses dias também lucram muito”, projetou ela. “Nós estamos muito animados. A montagem está bem adiantada, quem passa na frente do Parque de Exposições já sente um gostinho do que será o nosso festival. Maior esse ano, com uma entrega artística e plástica muito maior, mais atrações, ambientes instagramáveis, apresentações circenses, ofertas de gastronomia muito interessantes”, adiantou Gáspare.

O Festival de Inverno Bahia acontece de 26 a 28 de agosto, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

Boletim da Sessão Ordinária desta sexta-feira, 19 de setembro de 2022.

Imagem Ação voltada para animais em situação de rua e campeonato de futebol da Urbis VI são homenageados na Câmara

Ação voltada para animais em situação de rua e campeonato de futebol da Urbis VI são homenageados na Câmara

A Cliv Hospital Veterinário, na pessoa da veterinária Hosana Maria de Oliveira, e a organização do 1° Campeonato de Futebol Society Evangélico de Vitória da Conquista, organizado por Moraes, Pulú e Ênio, realizado na Urbis VI, foram homenageados com moções de aplauso durante a sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 19, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Além das homenagens, os parlamentares votaram projetos do Legislativo e do Executivo, bem como indicações e requerimentos.

Causa animal – O vereador Marcus Vinícius (PODE) usou a tribuna da Casa para ressaltar a importância dos trabalhos em prol dos animais em situação de rua e entregou a moção de aplauso nº 71/2022 à Cliv Hospital Veterinário pelos 41 anos de trajetória e o trabalho social de acolhimento a animais em situação de rua. A veterinária Hosana Maria de Oliveira, homenageada, disse que “não aguentamos mais ver animais abandonados sofrendo e não temos apoio necessário para solucionar o problema”. Por fim, o vereador relatou que “não tinha noção da luta diária de vocês. Contem com o nosso apoio, não deixem de lutar, pois a cada dia vamos conquistar um  pouco mais”.

Conquista conservadora – Augusto Cândido (PSDB) reforçou seu voto contra a proposta de moção de aplauso à Carta em Defesa da Democracia. O edil comentou o contexto político e afirmou ser conservador. 

Audiência pública sobre fissura labiopalatina – O vereador Subtenente Muniz (AVANTE) pediu providências urgentes com relação aos animais em situação de rua, afirmando que esse é um problema de saúde pública. “O governo do Estado nunca se propôs a ajudar”, lamentou. Falou ainda sobre o pedido de moção de pesar para o tenente da reserva Joselito Souza, que faleceu nessa quinta-feira, 18. “Meu amigo e colega da turma de 1991 e que também tive o prazer de trabalhar com o filho dele na CAESG”, lembrou. Muniz aproveitou para convidar toda a população para participar de uma audiência pública que será realizada pelo seu mandato, na próxima segunda-feira, 22, para discutir a conscientização sobre a fissura labiopalatina, que é uma das malformações congênitas faciais mais comuns entre os recém-nascidos, e atinge uma a cada 650 crianças nascidas no Brasil. Finalizou relatando uma reunião que será realizada no Oiteiro, para tratar da agricultura familiar. 

Política com transparência – Ricardo Babão (PCdoB) alertou sobre a situação de pessoas vulneráveis como a população da Zona Rural. Ele comentou o contexto eleitoral e pediu transparência na distribuição de caixas d’água pelo governo federal. Babão parabenizou Muniz pela realização de audiência pública sobre fissura labiopalatina e explicou que a cirurgia de correção desse problema chegou a Conquista na gestão do prefeito Guilherme Menezes. 

Eleição 2022 será histórica – Orlando Filho (PRTB) fez uma reflexão sobre o processo eleitoral de 2022: “Estamos em um dos momentos mais importante pós pandemia. Polarizado com muitas deficiências a serem sanadas e temos que solucionar esses problemas”.  Pediu que a população escolha pessoas que realmente se preocupam com o município. “Vamos escolher pessoas que realmente estejam dispostas a ajudar a solucionar nossos problemas”. Relatou suas visitas a Zona Rural, onde esteve vendo demandas de patrolamentos e podas. 

Visitas à Zona Rural – O vereador Adinilson Pereira (MDB) iniciou a sua fala destacando visitas realizadas a povoados da Zona Rural, entre eles o de Algodão e Boqueirão. “Estivemos vendo também as necessidades do povoado de Mãe Eleutéria, onde uma família, há muito tempo, cobra da Coelba uma rede de energia. Nós já entramos em contato com o supervisor da Coelba, Nabor Júnior, para que essa situação se resolva”. Por último, o vereador destacou a visita ao bairro Lagoa das Flores e ao povoado de Cabeceira, relatando que “estamos nos quatro cantos da cidade e não podemos deixar de falar sobre a falta de médicos no posto de saúde do povoado de Cabeceira. Nós já estamos cobrando soluções à nossa prefeita e iremos lutar por essa comunidade”, finalizou.

Legitimidade de candidatura – O vereador Dinho dos Campinhos (PP) lamentou que haja qualquer tipo de oposição à legitimidade da sua candidatura ao Legislativo conquistense e garantiu que não há irregularidades quanto à cota de gênero da chapa de candidatos de seu partido no pleito de 2020. “Como é sabido pelos senhores, ainda cabe recursos quanto ao processo, mas temos esperança que tudo isso passe e aproveito para lamentar que o presidente do PP tenha colaborado para cassar o meu mandato. Esse tipo de coisa não aceitamos”, destacou. Por último, o vereador agradeceu a oportunidade de fala e disse que está disponível para auxiliar a comunidade de Vitória da Conquista.

Gestão municipal não cumpre promessas – O vereador Valdemir Dias (PT), Líder da Bancada de Oposição, cobrou da prefeitura a implantação do Centro de Controle de Zoonoses. Ele alertou para a grande quantidade de animais em situação de rua e a necessidade de se instalar urgentemente o centro. Dias lembrou que o prefeito Herzem Gusmão e atual gestora, Sheila Lemos (União), prometeram o equipamento, mas o projeto não avançou. Em sua fala, o edil também cobrou outra promessa da atual gestão – a realização de uma reforma administrativa. Ele criticou a prefeitura por ter criado 42 novos cargos comissionados em plena pandemia de Covid-19. Na avaliação de Dias, a atual gestão vai na contramão da reforma administrativa ao optar por inchar a máquina pública. O Líder da Oposição ainda cobrou a execução das emendas impositivas apresentadas pelos vereadores.

Cobranças à Via Bahia – O vereador Fernando Jacaré (PT) lamentou a situação da BR 116, trecho que corta a cidade de Vitória da Conquista, relatando que a comissão de fiscalização vai realizar uma audiência pública, em parceria com o Ministro Público Federal, para discutir a duplicação da BR 116 e a construção dos viadutos. “Fomos surpreendidos com a decisão do Tribunal de Justiça que acatou os argumentos da Via Bahia”, disse.  Falou sobre a briga judicial entre a Via Bahia e a ANTT  e lembrou que “enquanto isso a gente que sofre. Continuamos vendo mortes, acidentes e situações difíceis”. 

Pilares e representatividade política – Em seu pronunciamento o vereador Chico Estrella (PTC) apontou que a política está equilibrada em três pilares e que Vitória da Conquista precisa ter representatividade política. “A política é composta por três pilares: a palavra empenhada, o compromisso e a representatividade. A palavra empenhada do político, infelizmente nos dias atuais, não podemos confiar. Mas o compromisso e a representatividade são de grande importância para uma cidade como Vitória da Conquista”, avaliou Estrella.

Descaso da Via Bahia com Conquista – O vereador Edjaime Rosa – Bibia (MDB) iniciou sua fala ressaltando o trabalho da Comissão de Intervenções Rodoviárias e Fiscalização de Obras da Via Bahia, formada por ele e pelos vereadores Fernando Jacaré (PT),  Valdemir Dias (PT), Hermínio Oliveira (PODE) e Adinilson Pereira (MDB): “ Estamos numa detenção da Via Bahia, não podemos trafegar para a cidade de Poções, porque na saída existe os pedágios mais caros do Brasil e não aceita cheques e nem cartão, só no ‘dinheiro vivo’. Imagina o quanto a Via Bahia fatura todos os dias?”, disse. O vereador também questionou o papel dos deputados federais votados em Conquista que, nas palavras dele, deveriam se impor em favor da cidade em relação à concessionária. “A Via Bahia vem discriminando a nossa região já há algum tempo, e só posso dizer que nós, da comissão, não vamos parar de lutar por essa causa”, finalizou.

Debate nacional importa, mas Câmara precisa focar no município – Nildo Freitas (PSC) falou da legislação, Constituição Federal e do Estatuto da OAB, ressaltam que o advogado é indispensável à administração da Justiça. Ele frisou que existe um projeto de lei de sua autoria que visa garantir atendimento prioritário a advogados, no exercício da profissão, nos órgãos da administração pública, direta e indireta. “Essa é a nossa parcela de contribuição”, disse. O edil agradeceu ação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos por instalar um contêiner para coleta de lixo na Chácara do Fazendeiro, região de Pedra Branca. Nildo se solidarizou com a família do tenente da reserva Joselito Souza, que faleceu nessa quinta-feira, 18. Por fim, o edil pediu foco dos parlamentares nos assuntos relacionados diretamente à Conquista. Ele reconheceu que o debate nacional que ganha peso nas eleições é importante, mas cabe à Câmara debater soluções para os problemas do município. 


Homenageados com moção de aplauso na sessão ordinária 19 de agosto 2022

Cliv Hospital Veterinário – Hosana Maria de Oliveira

1° Campeonato de Futebol Society Evangélico de Vitória da Conquista