fbpx

Neoenergia Coelba realiza ação simultânea em cinco municípios da Bahia para evitar chamas em fiação de telefonia

Profissionais da empresa atuando em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Juazeiro.

Texto e imagens: Imprensa Neoenergia Coelba

A instalação dos equipamentos de telefonia e internet sem autorização e descumprindo os padrões técnicos de segurança vêm ocasionando incêndios em fiações em algumas localidades da Bahia. Adicionalmente às ações regulares realizadas pela Neoenergia Coelba, a distribuidora realiza uma força tarefa em cinco municípios do Estado para retirar materiais instalados irregularmente em vias das cidades.

A ação, que conta com equipes voltadas para a remoção de materiais irregulares e que provocam incêndios, acontece nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Juazeiro. A operação acontece com o apoio das prefeituras municipais, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

“Esta é mais uma ação que a Neoenergia Coelba realiza para combater as ligações irregulares de telefonia e internet. Nossas equipes percorrem vias previamente mapeadas para remover todos os equipamentos instalados de maneira irregular, que podem gerar riscos para a população e ao fornecimento de energia”, destacou a gerente de processos, Karin Cynira Carvalho.

No total, 36 técnicos atuam na operação, fiscalizando 15 ruas das cidades. As vias foram mapeadas previamente pelas equipes da distribuidora, que identificaram situações irregulares nos postes da empresa.

A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as “donas” dos cabos. A Neoenergia Coelba, porém, mantém um calendário fixo de fiscalização das suas estruturas, removendo situações irregulares quando encontram. Em 2022, 81 toneladas de fiação de telecomunicação foram removidas dos postes da distribuidora e cerca de 16 mil notificações emitidas às empresas.

Como colaborar

O consumidor pode ser um aliado no combate às ligações irregulares de telecomunicação. No site da distribuidora www.neroenergiacoelba.com.br, ele pode verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular. Para acessar, basta seguir “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > “Empresas de Telecom Habilitadas”.

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).