fbpx

SMS descentraliza a distribuição de tiras e lancetas de diabéticos para as unidades

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2022-08-01-at-11.18.55.jpeg
Texto e imagens: Secom PMVC.

Buscando facilitar cada vez mais a vida dos pacientes com doenças crônicas atendidos pelas Farmácias da Família, a Coordenação de Assistência Farmacêutica (Coaf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou um projeto piloto de descentralização da distribuição de tiras e lancetas para as unidades de saúde, atendendo aos pacientes que convivem com a diabetes mellitus tipos I e II, cadastrados no Programa de Automonitoramento Glicêmico.

O projeto já foi iniciado nas unidades de saúde Pedrinhas, Miro Cairo e Morada dos Pássaros para ajuste da rotina de trabalho, e deverá ser estendido, gradualmente, para as 22 unidades da zona urbana. O atendimento se dá por meio de agendamento prévio com os pacientes, com dia e horários específicos, e a dispensação é feita por um farmacêutico da Coaf, mensalmente.

“Ter o profissional farmacêutico dentro da unidade de saúde atendendo e acompanhando os pacientes com doenças crônicas, sobretudo os diabéticos que fazem uso de insulina, é de extrema importância para que a gente consiga estar identificando e agindo em tempo oportuno, para que eles não tenham complicações mais graves da Diabetes”, afirmou a coordenadora da Coaf, Halanna Ferraz.

Adeilton faz o automonitoramento diário da glicemia para manter o controle da doença

Na unidade de saúde Morada dos Pássaros, Adeilton Macedo, de 56 anos, paciente diabético cadastrado no programa, retirou as suas tiras e lancetas para verificação diária da glicemia, e aprovou o novo serviço. “Aqui vai ficar bom de pegar que é pertinho de casa, venho até de pé. Mas na farmácia também era bom e não tinha problema, o pessoal é muito bom, a gente chega lá e é bem recebido e bem atendido”, contou ele.

Márcia Silva também foi até a unidade para buscar as tiras e lancetas para a sua mãe Corina, de 79 anos, e afirmou que isso já ajuda a facilitar o acesso. “Receber aqui é maravilhoso, porque não vou precisar gastar com condução, minha casa é super perto e ainda melhor que foi agendado. Nota 10! Eu e minha família somos muito agradecidos porque se fosse comprar esse material numa farmácia, a gente não teria condições financeiras e desde que conseguimos cadastrar no programa, sempre fomos muito bem orientados”, contou Márcia.

Márcia fez a retirada de insumos suficientes para dois meses de uso

Com esse serviço dentro da unidade, o farmacêutico poderá avaliar o paciente no momento da entrega dos insumos e, caso seja necessário atendimento médico ou alguma alteração no tratamento medicamentoso, já será articulado um cuidado para esse paciente, juntamente com a equipe de saúde, dentro da própria unidade, dispondo dos medicamentos e insumos necessários para atendimento. Ou ele poderá ser encaminhado para a Farmácia da Família, já com agenda marcada.

“Isso vai evitar que esse paciente vá para a UPA, para outros lugares da rede de saúde, sendo que alguns problemas podem ser resolvidos dentro da Atenção Primária à Saúde (APS). O farmacêutico está lá para apoiar a equipe e atender esses pacientes com tempo e dedicação”, complementou a coordenadora de Assistência Farmacêutica.