fbpx

Vitória da Conquista sedia encontro do Selo Unicef com outros municípios para adesão à Lei de Escuta Protegida

Texto e imagens: Secom PMVC.

O município de Vitória da Conquista sediou o Encontro “Acolher e Proteger – Como promover espaços de escuta de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O evento foi realizado nesta quarta-feira (7), no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). Participaram do evento, membros do Governo Municipal e cerca de 50 representantes dos municípios da região. O objetivo é a implementação da Lei 13.431, conhecida como Lei da Escuta Protegida, nos demais municípios.

Selma Maria

Representando o Governo Municipal, a subsecretária de Educação, Selma Maria, destacou o envolvimento e compromisso de todos na proteção e defesa da criança e do adolescente, e parabenizou o trabalho de Polímnia Cassimiro quando esteve à frente do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas. “A gestão tem cuidado das nossas crianças, da educação infantil, que precisa de todos os cuidados e de um olhar significativo, e Polimnia foi uma parceira que atuou com muita maestria, cuidado, zelo e respeito. Para nós é um privilégio termos alguém que era da rede municipal e agora está no Selo Unicef, um presente para nós”, disse.

Consultoras do Selo Unicef, Modupeola Omi , Polímnia e Joilda

Também estava presente, a coordenadora do Selo Unicef em Sergipe, Bahia e Minas Gerais e de projetos do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), Joilda Aquino. Ela explicou que esta é uma instituição da sociedade civil, parceira do Unicef para implementação das ações do Selo. “Nos reportamos ao escritório do Unicef em Salvador, com alcance nos estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais. Na Bahia, 236 municípios aderiram ao Selo em 2021. Hoje estamos aqui para falar sobre a implementação da Lei de Escuta Protegida”. Ela acrescentou que Vitória da Conquista é referência no Nordeste. “Por onde passamos, ouvimos  falar do sucesso que é a implementação da Lei aqui. Temos buscado os técnicos aqui do município para partilhar essa implementação, o processo, o fluxo que foi aqui”.

Polímnia

A consultora do Selo Unicef, Polímnia Cassimiro, abordou o resultado sistêmico 6, que se refere à proteção contra todas as formas de violência. “Daremos o ponto inicial para uma consultoria que acontecerá para que os municípios implementem a Lei 13.431. A ideia é exatamente essa, a implementação da Lei completa em todos os municípios, e o Selo Unicef estará prestando esta consultoria passo a passo, desde o início da formação do comitê até o final, que na verdade é fazer com que o processo seja fluido e com que as crianças estejam mais rapidamente e de maneira mais completa sendo protegidas”.

Mobilizadoras do Unicef, na Saúde, Gislany Fontes, e na Semdes, Laís Pinheiro

Para a mobilizadora do Selo Unicef na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Laís Pinheiro, a palavra chave de todo o movimento do Selo Unicef no nosso município é intersetorialidade e as ações articuladas. “O caso, por exemplo, da implementação da Lei. Ela não é defendida apenas por uma secretaria. Como eu disse, é um conjunto de setores que estão voltados para a prevenção de riscos e da violência contra crianças e adolescentes. Em cada secretaria existe um mobilizador, que pelo próprio nome, vai mobilizar os outros setores e organizar de forma articulada e intersetorial as ações para alcançarmos as metas propostas pelo Selo Unicef e, enfim, conseguir com que Vitória da Conquista continue sendo referência na prevenção e violência contra crianças e adolescentes”.