fbpx

Itaú Unibanco fortalece o empreendedorismo feminino em Salvador

Comunicação Corporativa – Itaú Unibanco

O programa Itaú Mulher Empreendedora está com 20 mil vagas gratuitas disponíveis

O Itaú Unibanco, por meio do programa Itaú Mulher Empreendedora (IME) e da sua área de Microcrédito, realizou na tarde desta quinta-feira (04), em Salvador, um evento voltado exclusivamente para as empreendedoras locais.

Durante o encontro, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo na região e apresentar o IME para as mulheres convidadas, proporcionou um ambiente de aprendizado e conexão para as participantes.

A programação ainda incluiu uma palestra com a empresária e influenciadora baiana Flávia Paixão, que debateu o cenário empreendedor com especial atenção à realidade da Bahia e à evolução do papel feminino nesse contexto. 

De acordo com estatísticas recentes do Sebrae e da PNAD Contínua do IBGE, as mulheres representam aproximadamente 34% do total de empreendedores no Brasil.

Segundo o Sebrae, apenas na Bahia são 633.360 mil empreendedoras, o que corresponde a 32,94% do total de pessoas empreendendo no estado.

Entre elas, 32,88% são negras e 33,96% não possuem CNPJ.

Atuando em setores variados como comércio, serviços e educação, as empreendedoras baianas demonstram adaptabilidade e capacidade de inovação, superando desafios como o acesso restrito a financiamentos e outros recursos. 

O Itaú Mulher Empreendedora, que visa impulsionar negócios liderados por mulheres — independentemente de serem ou não clientes do banco — já beneficiou mais de 850 mil empreendedoras em todo o Brasil, com mais de 28 mil participantes cadastradas no programa atualmente. 

Para as empreendedoras, atualmente o programa está com 20 mil vagas de capacitação disponíveis, sendo 10 mil por meio do “Empreenda e Renda”, que possui trilhas de conteúdo de gestão do negócio, marketing, vendas, liderança e finanças, e as outras 10 mil vagas por meio do “Ela Empreende”, oferecido por meio do whatsapp.

Além desses, ofertamos um curso chamado “Sua Paixão, Seu Negócio”, em parceria com a influenciadora e empresária baiana Flavia Paixão, com módulos que abrangem desde autoconhecimento até marketing digital e finanças, visando o fortalecimento de negócios por meio de conteúdo gratuito, mentorias e encontros mensais. 

“Entendemos que, ao apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino, estamos não apenas criando oportunidades de geração de renda, emprego e independência financeira para as mulheres, mas, também, gerando impacto positivo para a economia local e potencial de geração de empregos. Há mais de 10 anos, o Itaú Mulher Empreendedora gera impacto significativo na vida de milhares de mulheres que possuem ou querem ter o seu próprio negócio”, comenta Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco. 

“Nossas ações na Bahia têm crescido consideravelmente, pois, como uma grande instituição, entendemos a necessidade de apoiar o crescimento sustentável de microempreendedores da região, a qual é um polo promissor para os negócios. Do total de microcrédito concedido pelo banco para pessoas da Bahia em 2023, 63% foram para empreendedoras baianas. Mas nossa atuação não se resume à oferta de produtos e soluções bancárias. Além de financiamento, queremos ajudar a capacitar essas mulheres para a prosperidade de negócios que tragam cidadania e independência financeira e gerem impacto positivo para toda a comunidade”, finaliza Marcos Paulo Coelho, Superintendente de Microcrédito do Itaú Unibanco. 

Principais números do Itaú Mulher Empreendedora:

  • + de 850 mil mulheres alcançadas em atividades de capacitação e conexão
  • + de 28mil participantes cadastradas no programa atualmente;
  • + de 200 conteúdos oferecidos gratuitamente para impulsionar negócios.
  • Gender bonds: em 2023, captamos R$ 1 bilhão com a IFC e R$ 1 Bilhão do mercado. Os recursos estão sendo direcionados para financiar pequenas e médias empresas lideradas por mulheres. E parte dessas empresas devem estar localizadas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
  • Itaú meu negócio é uma plataforma de soluções não financeiras para empresas que hospeda a ferramenta de aprendizagem do Itaú Mulher Empreendedora. Ofertando conteúdos de qualidade para empreendedores (clientes e não clientes) em diversas fases do seu negócio, de forma aberta e gratuita. Acesse o link

Comunicação Corporativa – Itaú Unibanco