fbpx

Miconquista confirma sucesso do carnaval fora de época da cidade: Pipoca Solidária arrasou

Com a participação do povo conquistense, por meio da Pipoca Solidária, a Miconquista 2024 começou nesta sexta-feira (19). A Gestão Municipal marcou presença no evento, que levou diversão e entretenimento para os foliões da cidade, garantindo bem-estar, conforto e segurança aos participantes.

A chamada “retomada da micareta”, festa tradicional realizada em Vitória da Conquista na década de 90 e início de  2000, contou com um estande da Prefeitura montado com o intuito de servir de ponto de apoio para a pipoca, com a distribuição de brindes, personalização artesanal de copos, pintura corporal estilo “timbalada”, além da orientação e conscientização sobre o assédio e importunação sexual.  Atuando também como espaço de acolhimento, o mote da ação é “Só o sim é sim”, no qual é levantada a bandeira de respeito aos direitos, “nãos”, espaços e corpos dos outros, especialmente das mulheres.

“Esse é um momento de diversão, de lazer, de alegria, no qual todos os foliões querem curtir sem constrangimentos e medo do assédio. É direito de todos uma diversão segura e livre, e é nosso dever assegurar que o mesmo seja cumprido”, explicou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Viviane Ferreira, pasta responsável pelo estande.

No local, também estavam sendo distribuídos preservativos e materiais de conscientização sobre o sexo seguro, com consentimento.

Uma festa popular

Carnaval, mesmo fora de época, só é carnaval se houver povo. Esse é o entendimento da prefeita Sheila Lemos, que, à frente do Poder Executivo, reconhece na festa uma oportunidade de incentivar cultura, lazer e turismo, movimentar a economia, gerar emprego e renda no município. “É nosso segundo ano aqui, após o retorno da micareta, que é a Miconquista, com a Pipoca Solidária. E, agora, com os dois dias de evento, nos quais o público da pipoca tem acesso às atrações principais. Estamos muito contentes em poder ofertar um momento como esse”, comemorou a gestora municipal.

Quem passou por lá, sem dúvida, se divertiu. Foi o caso da promotora de vendas, Daiana Souza, que foi curtir a pipoca com o seu esposo. “Eu gostei demais dessa ideia, da ação. Estou me divertindo muito. Achei bem interessante, também, o estande da Prefeitura, principalmente por causa da campanha contra o assédio. Tô gostando. Vim hoje e virei amanhã também, sem dúvidas”, afirmou a moradora do bairro Brasil.

Serviços e segurança reforçados

Com o intuito de reforçar a segurança da festa, a Guarda Municipal estava presente com 94 membros em função, sete viaturas empregadas na área externa e nas áreas da cidade com um maior número de circulação de pessoas, que vão desde a Estação de Transbordo Herzem Gusmão até a Avenida Olívia Flores, local do evento. No interior da Miconquista, o efetivo realizou a proteção preventiva através de 10 patrulhas, com dois postos de serviço, Posto de Comando e Posto de apoio e triagem de ocorrências.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, uma vez que o Município se comprometeu em proporcionar esse espaço de diversão para os foliões da pipoca, a responsabilidade do grupamento passa a ser dobrada: “O órgão de segurança da cidade está atento às demandas da população e nessa festa não podia ser diferente. Nossa expectativa é de que a festa ocorra, nos dois dias, sem nenhum sinistro ou ocorrência”.

Em relação ao trânsito, o Simtrans, ligado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), montou um esquema especial para garantir a segurança dos foliões e dos condutores durante a Miconquista.

Ao todo, 20 agentes de trânsito estavam distribuídos, desde às 15h, em Pontos Base (PB) – rua de acesso ao fundo do Boulevard Shopping; entrada para a área de embarque e desembarque do transporte urbano; Avenida Olívia Flores, ao lado do portal de acesso ao público do camarote e do bloco; Av. Olívia Flores, ao lado do portal de acessos ao público da “Pipoca”; e Avenida Olívia Flores, acesso ao posto de combustível -, com patrulhamento ostensivo nas proximidades do estacionamento do local da festa.

A Semob também disponibilizou quatro veículos a mais para o transporte público a fim de atender a demanda no fim do evento, nos dois dias. Confira aqui.

Nesta noite, se apresentaram no trio elétrico: Timbalada, Jau Onassis e Ivete Sangalo. Neste sábado (20), será a vez de Jau, Babado Novo e Bel Marques puxarem os foliões.