fbpx

Trabalho desenvolvido pelo município com Unidades Sentinelas é selecionado para Mostra Brasil, Aqui tem SUS

Pelo terceiro ano consecutivo, Vitória da Conquista teve uma experiência selecionada na “Mostra COSEMS Bahia, Aqui tem SUS”, edição 2024, realizada em Salvador, com o trabalho da implantação das Unidades Sentinelas para o atendimento dos usuários com suspeita ou confirmação de arboviroses – dengue, zika e chikungunya.

Esse trabalho foi um dos 22 selecionados, entre mais de 140 inscritos pelas secretarias municipais em todo o Estado, para representarem a Bahia na Mostra Brasil, Aqui tem SUS.

A implantação do modelo sentinela em quatro unidades de saúde do município (USFs Solange Hortélio, Nova Cidade, Morada dos Pássaros e João Melo) começou em 26 de fevereiro de 2024, diante do cenário de epidemia da dengue e a necessidade de ampliar a assistência em saúde às pessoas com sintomas suspeitos de dengue. Mais de 14 mil atendimentos já foram prestados ao longo de oito semanas de trabalho em horário estendido, das 14h às 22h.

Na Mostra, realizada pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista levou quatro experiências que foram apresentadas às bancas avaliadoras, formadas por representantes de diversas instituições. Além das Unidades Sentinelas, também foram apresentados os trabalhos sobre a Assistência Farmacêutica na Atenção Primária, Cuidado Farmacêutico e as ações da Atenção Básica.

“Foi um trabalho bastante elogiado pela Comissão Julgadora, que tinha participantes da Sesab, da Escola de Saúde Pública do Estado da Bahia, diversos professores e profissionais do SUS que fizeram essa avaliação, e Vitória da Conquista foi selecionada e irá apresentar em Porto Alegre na Mostra Nacional”, relatou o autor do trabalho, Pablo Maciel, farmacêutico e apoiador institucional da SMS.

A mostra busca valorizar as iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos profissionais de saúde dos municípios baianos, além de estimular a troca de experiências exitosas entre municípios, a fim de melhorar a gestão local do Sistema Único de Saúde (SMS).

O XXXVIII Congresso COSEMS vai acontecer de 30 de junho a 3 de julho de 2024, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e o município estará presente para apresentar esse trabalho para todo o Brasil.