fbpx

Vitória da Conquista é finalista em duas categorias da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Vitória da Conquista está entre as finalistas da etapa baiana da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). O município concorre em duas categorias: Inclusão Produtiva, disputando com Itacaré e João Dourado, e Compras Governamentais, na qual enfrenta o município de Ipecaetá.

A Prefeitura se classificou para a etapa final com a inscrição de duas iniciativas locais: os programas Mulheres que Conquistam e Inova Compras – Compras para o Futuro, que resultou no atual Compra Conquista.

Até a próxima sexta-feira (19), acontece o julgamento estadual, em que as iniciativas finalistas são avaliadas pela comissão julgadora, até que haja a definição dos vencedores. A premiação das iniciativas vencedoras e o encerramento da etapa estadual da 12ª edição do PSPE, será no dia 23, em Salvador. Caso vença, a Prefeitura de Vitória da Conquista seguirá na disputa, passando a concorrer em nível nacional.

Reconhecimento

Para Efigênia dos Santos, responsável pela Sala da Mulher Empreendedora, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), a classificação para a atual fase do prêmio traz reconhecimento ao trabalho do Governo Municipal. “Significa que valorizamos e nos preocupamos com a inclusão produtiva das pessoas, sobretudo das mulheres, que historicamente enfrentam desafios maiores para acessar oportunidades de emprego e renda”, afirma Efigênia.

“É uma alegria enorme saber que nossa atuação consegue impactar positivamente na vida das pessoas e que este trabalho está sendo reconhecido”, conclui.

A secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, concorda: “A prefeita Sheila Lemos tem um olhar voltado para a independência da mulher, porque ela entende que o empoderamento feminino começa por aí; e o Mulheres que Conquistam traz essa concepção de independência, de crescimento e inclusão”, disse.

Trabalho em conjunto

A coordenadora de Material e Patrimônio da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), Lara Lelis, reforça a característica coletiva do trabalho que resultou na classificação da Prefeitura para a fase final. “Este reconhecimento não seria possível sem o esforço conjunto de nossa equipe, empresários locais, organizações da sociedade civil e demais parceiros que contribuíram para o sucesso de nossas iniciativas empreendedoras, especialmente o Sebrae, que tem sido um grande parceiro do município. Continuaremos avançando, buscando sempre novas oportunidades para fortalecer as compras governamentais em nossa cidade e proporcionar um ambiente de crescimento e inovação”.

O prêmio

O PSPE é um instrumento de reconhecimento e divulgação de iniciativas consideradas inovadoras, protagonizadas por governos municipais com o objetivo de incrementar o ambiente de negócios, o fomento do empreendedorismo e o desenvolvimento territorial.

Na atual etapa, participam do prêmio prefeitos e prefeitas de todos os municípios da Bahia, que tenham implementado iniciativas bem-sucedidas, com resultados alcançados até 30 de novembro de 2023. Os vencedores de cada estado continuam a concorrer, seguindo para a disputa em nível nacional.

Além de premiar boas práticas municipais, o PSPE pretende estimular a inovação no setor público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias.

Para saber mais sobre o PSPE, clique aqui.