fbpx

 Ações educativas e judiciais do TRE-BA chegam a Vitória da Conquista

Iniciativa faz parte do projeto de interiorização da Justiça Eleitoral

Como parte do projeto de interiorização da Justiça Eleitoral, cujo objetivo é estar cada vez mais próximo da sociedade baiana, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza, até a próxima sexta-feira, dia 17 de maio, uma série de atividades em Vitória da Conquista.

Em destaque na programação, no dia 16/05 a sede administrativa do TRE-BA será transferida temporariamente para o município, quando ocorrerá, às 18h, uma sessão de julgamento na Câmara Municipal de Vereadores.

Esta é a terceira vez que o Regional baiano realiza tal operação, após ter transferido as atividades da Corte Eleitoral para Ilhéus, em agosto de 2017, e para Vitória da Conquista, em março de 2018. 

Ações da EJE-BA

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) está promovendo uma série de ações em Vitória da Conquista.

Nesses dias, transcorre o Projeto Formação de Formadores, destinado aos servidores do Eleitoral baiano lotados na região. A atividade será realizada no Fórum Eleitoral do município, na Avenida Olívia Flores, s/n, em Candeias, das 9h às 12h.

Eleitor do Futuro

Nesta quarta-feira, entra em cena o Projeto Eleitor do Futuro promovendo educação para cidadania a crianças e adolescentes.

As ações serão direcionadas a estudantes do ensino fundamental (9º ao 1º ano), do Colégio Nossa Senhora de Fátima – Sacramentinas, localizado no bairro Candeias.

A previsão é que 350 alunos estejam reunidos, de 8h às 10h, em atividades lideradas pelos servidores da Seção de Programas Institucionais da EJE-BA, Ludmila Rocha e Silas Gomes.

Universitário Cidadão 

Já na quinta-feira (16), o Projeto Universitário Cidadão reunirá estudantes do curso de Direito da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), para a  palestra sobre Direito Eleitoral, com o servidor da Seção de Contratos, Cristian Patric de Sousa.

A atividade acontece de 9h às 12h, na Avenida Luís Eduardo Magalhães, n° 1305, bairro Candeias. 

Serão ofertadas 100 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio, no site da EJE-BA. Os estudantes também acompanharão, às 18h, a sessão itinerante de julgamento da Corte Eleitoral, na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, como parte da programação. 

Ciclo de Debates

Na sexta-feira, (17/05), das 8h às 18h, a EJE-BA realizará, de forma exclusiva para servidores e magistrados do Órgão que estiverem numa distância de até 150 km de Vitória da Conquista, também no auditório da FAINOR, o Ciclo de Debates Eleições/2024, sobre a palestra Propaganda Eleitoral Digital e Analógica. 

Pela manhã, o conferencista será o professor Joelson Dias, advogado, ex-ministro substituto do TSE e mestre em direito pela Universidade de Harvard. Na palestra à tarde, o expositor será Bruno Andrade, doutorando na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), historiador e servidor da Justiça Eleitoral, Igualmente falará, entre 17h e 18h, a Secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Márcia Pereira Lopes. O evento, que terá transmissão online, poderá ser acessado por aqueles que receberem as chaves de inscrição através dos respectivos e-mails institucionais. 

Partiu Mudar

Ainda na sexta-feira, acontecerá a apresentação do Projeto Partiu Mudar, voltado para a educação política de jovens do ensino médio, com idades entre 14 e 17 anos. No Colégio Estadual Abdias Menezes a ação seguirá de 8h às 9h30, já no Colégio Nossa Senhora de Fátima – Sacramentinas será das 10h30 às 12h. De modo a estar mais próximo da comunidade estudantil, o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, comparecerá ao evento.

Confira a programação

  • 14/05 – Projeto Formação de Formadores destinado aos servidores do TRE-BA lotados na região de Vitória da Conquista, de 9h às 12h. 
  • 15/05 – Projeto Eleitor do Futuro, no Colégio Nossa Senhora de Fátima – Sacramentinas, de 8h às 10h.
  • 16/05 – Projeto Universitário Cidadão: palestra sobre Direito Eleitoral, de 9h às 12h, para estudantes do curso de direito, da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Serão ofertadas 100 vagas e as inscrições podem ser efetuadas até o dia 16 de maio no site da EJE-BA
  • 16/05 – Sessão Itinerante de Julgamento, na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, às 18h. 
  • 17/05 – Projeto Ciclo de Debates Eleições/ 2024: palestra Propaganda Eleitoral Digital e Analógica, direcionada a servidores e magistrados da Justiça Eleitoral.
  • 17/05 – Projeto Partiu Mudar, nos Colégios Abdias Menezes e Sacramentinas.