fbpx

Maratona tecnólogica em busca de beneficios para a comunidade: dias 25 e 26

PMVC

Mantendo a lógica de investir em inovações tecnológicas para resolver demandas coletivas, o Governo Municipal e o Hub Conquista promovem, nos dias 25 e 26 (sábado e domingo), a primeira edição do HaCkonquista – Hackathon de Desafios Públicos de Vitória da Conquista, em parceria com o Sebrae, a Cubo Soluções em TI e a Unex.

Os participantes devem ser estudantes, maiores de 18 anos, matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de maio – ou até o momento em que for atingido o limite de participantes.

Para se inscrever, é preciso acessar este link e preencher o formulário eletrônico, de acordo com o que estabelece o regulamento do HaCkonquista.

As inscrições não são individuais. Devem ser feitas por equipes de três a cinco integrantes, indicando os nomes de todos os componentes.
Recomenda-se que cada equipe tenha, em sua composição, estudantes com habilidades diversas, a exemplo de programação, negócios e design, a fim de favorecer a idealização e o desenvolvimentos das soluções tecnológicas.

Caso as inscrições sejam aprovadas pela organização, as equipes receberão confirmações via e-mail, até o dia 24 de maio. Se não receber a confirmação, o candidato deverá entrar em contato com o Hub Conquista pelo e-mail hackonquista@hubconquista.com.br.

O evento

Eventos do tipo hackathon se explicam pelo próprio nome, que reúne os termos em inglês “hacker” e “marathon”. Comumente, o vocábulo “hacker” se refere às pessoas especializadas na linguagem da informática, dedicadas a conhecer a fundo dispositivos eletrônicos, redes e sistemas de computação, podendo modificá-los, aperfeiçoá-los ou, em muitos casos, praticar atos ilícitos – o que, por óbvio, não é o caso dos objetivos do HaCkonquista.

No caso de “marathon”, trata-se da palavra em inglês que corresponde ao termo em português “maratona”.

Portanto, nesse tipo de competição, as equipes disputam entre si como maratonistas, sem interrupções, com o objetivo de criar ideias, apresentá-las e apontar como podem ser desenvolvidas de forma prática, de forma a beneficiar um grande número de pessoas. No caso do HaCkonquista, os estudantes estarão reunidos na sede do Hub Conquista, das 8h30 de sábado até as 18h de domingo, trabalhando durante a noite e a madrugada na busca por soluções tecnológicas para desafios propostos pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

Desafios

Os desafios em pauta serão os seguintes:

– Acessibilidade: como melhorar o acesso de ônibus para pessoas cegas?

– Políticas públicas para mulheres: como apoiar mulheres em situação de violência nas vias de Vitória da Conquista?

– Meio ambiente: como minimizar a incidência e promover melhores condições de bem-estar a animais em situação de rua?

– Infraestrutura: como agilizar a identificação de necessidades das vias públicas do município?

Enquanto estiverem reunidos, os participantes terão acesso a conteúdos de nivelamento metodológico e mentorias temáticas, além de terem à disposição alimentos e bebidas não-alcoólicas para consumir no local. A Guarda Municipal estará à disposição para manter a segurança durante o evento.

Soluções serão avaliadas pela Prefeitura

Após a conclusão do HaCkonquista, as soluções desenvolvidas pelos participantes serão avaliadas pelo Governo Municipal e direcionadas para implementação e desenvolvimento, em parceria com as entidades responsáveis pelos desafios. “Nosso objetivo é garantir que as ideias brilhantes dos participantes sejam colocadas em prática, gerando um impacto positivo em Vitória da Conquista. Além da premiação, as equipes vencedoras poderão ter a oportunidade de continuar trabalhando nos projetos com suporte e orientação da nossa equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação, com o objetivo de transformar suas soluções em realidades que beneficiem a comunidade”, garante o secretário municipal de Gestão e Inovação, Romar Barros.

Premiações

As premiações do HaCkonquista incluem vagas de estágio na Prefeitura, certificados, mentorias e outras oportunidades de aprendizado posteriores ao evento, a fim de permitir que haja a continuidade do desenvolvimento das soluções após a maratona.

Para saber todas as regras e informações em detalhes, clique aqui para conhecer o regulamento.