fbpx

Projeto de extensão da UESB promove formação sobre Plantas Medicinais

Por Patrick Moraes – Ascom UESB

Iagem divulgação

Rico em biodiversidade, o Nordeste brasileiro se destaca pela forte tradição no uso das plantas nativas dentro da medicina popular. Pensando no processo de conservação e valorização dessa diversidade vegetal da região, a Uesb criou, em 2023, o projeto de extensão “Plantas Medicinais como ferramenta na Educação Ambiental – conservação e uso sustentável nas práticas agrícolas em comunidade de agricultura familiar”, no município de Itapetinga.

A proposta da ação é discutir, com produtores da Associação Agrícola e Comunitária da Nova Itapetinga (Ascoani) e demais interessados na temática, informações sobre as plantas medicinais, adotando o viés de conservação e Educação Ambiental.

Ao longo de sua realização, a equipe do projeto realizou uma série de encontros, apresentando a proposta, ouvindo a comunidade, entendendo seus conhecimentos e necessidades, para, em seguida, realizar formações.

A iniciativa já promoveu as oficinas “Plantas Medicinais podem gerar renda?” e “Cultivo orgânico de Plantas Medicinais”. Para conclusão desse primeiro ano do projeto, está prevista, ainda, a realização de mais um encontro nesse formato, abordando o uso e a manipulação desse tipo de vegetação. 

Imagem divulgação

Outra contribuição é a implementação do Horto Comunitário, que contará com dois espaços: um destinado ao viveiro e outro para os canteiros.

]A previsão é que, ainda neste primeiro semestre de 2024, o Horto seja entregue.

O material para construção do espaço foi adquirido por meio do Programa AuxExtensão, uma iniciativa da Universidade que traz autonomia na gestão financeira dos recursos destinados à extensão universitária.

O projeto é coordenado pela professora Caroline Jezler, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais (Dcen), com a parceria do professor Adailton Freitas, do Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA).

Além disso, conta com a participação dos estudantes bolsistas Anthony Luiz e Thabita Gusmão, do curso de Zootecnia. Mais informações sobre a ação, basta entrar em contato pelo e-mail caroline.jezler@uesb.edu.br.