fbpx

Semdes e Fainor oferecem curso de Formação de Defensoras Sociais para lideranças femininas

Nesta sexta-feira (24), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação da Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), promove um curso de Formação de Defensoras Sociais com o objetivo de qualificar lideranças femininas para se tornarem agentes de difusão e transformação no espaço em que vivem. 

Durante o evento, que acontece no Centro Integrado de Direitos Humanos, situado na Avenida Otávio Santos, 744, das 8h às 17h, as participantes vão conhecer noções básicas de direito e ferramentas de acesso à justiça. 

O público-alvo do curso são mulheres líderes da zona urbana e rural que desempenham papéis de liderança em diversos segmentos da sociedade, como ONGs, instituições religiosas, associações, conselheiras municipais, entre outras. O curso está estruturado em módulos que abordam noções iniciais de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direitos da População Negra, Direitos das Mulheres e Direitos LGBTQIAPN+. Ao final das atividades, todas as participantes receberão os seus certificados de participação.

Os Direitos Humanos destinam-se à garantia do bem-estar e condições humanas de sobrevivência para as pessoas, sobretudo através de políticas públicas em estruturas de poder, como o Governo Municipal. Assim, ações como esta são importantes para compreender o funcionamento dos órgãos de proteção de direitos humanos, da legislação, e os direitos que todo ser humano possui, além de evidenciar o protagonismo feminino. 

A programação do evento está dividida em cinco momentos:

1- Constituição: O que é Constituição – Deveres e Direitos 8h – 9h

2- O que são Direitos Humandos e Direitos Fundamentais 9h – 10h

Intervalo 10h – 10h30

3- Introdução à Política de Igualdade Racial 10h30 – 12h00

4- Introdução à Política de Mulheres 14h – 15h30

Intervalo 15h30 – 16h

5- Introdução à Política de Identidade de Gênero, Direitos e Cidadania, LGBTQIAPN+ 16h – 17h30