fbpx

Neoenergia Coelba apresenta plano de investimento de R$ 2,1 bilhões

Texto e imagem: Imprensa Neoenergia Coelba

Costa do Cacau e região Sul da Bahia

 Distribuidora irá construir três novos subestações e ampliar outras oito, reforçando o sistema elétrico da região 

 A Neoenergia Coelba apresentou, na manhã desta terça-feira, o seu plano de investimentos para os municípios da Costa do Cacau e todo o Sul da Bahia.

Acompanhando o desenvolvimento socioeconômico da região, a distribuidora irá investir R$ 2,1 bilhões em obras de melhoria e expansão da rede elétrica até 2027.

O aporte proporcionará maior confiabilidade no fornecimento de energia e contribuirá com o turismo, fruticultura e demais atividades econômicas das cidades.

A apresentação foi realizada na sede da concessionária em Itabuna e contou com a presença dos Prefeitos de Itabuna e Una, Augusto Castro e Tiago de Dejair, respectivamente.

Também participaram do evento representantes da Neoenergia Coelba, das Câmaras Municipais e dos setores socioeconômicos, além do vice-prefeito de Uruçuca, Dinho Argôlo.

Com o investimento, a Neoenergia Coelba irá construir três novas subestações e ampliar outras oito. Também serão construídos 580 quilômetros de linhas de alta e média tensão, levando energia de qualidade aos municípios que compõem a região.

As obras estruturantes resultarão em um incremento de 194 MVA de potência, que representa um aumento de 16% na capacidade energética.

“A apresentação desta terça-feira (11) é um reforço do compromisso da Neoenergia Coelba com a população baiana, em especial da Costa do Cacau. A região tem recebido atenção especial da distribuidora e estamos empenhados em seguir oferecendo um serviço de qualidade aos nossos consumidores”, destacou o superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Silva. 

Superintendente da Neoenergia Coelba, Leonardo Silva (Centro); Prefeito de Una, Tiago de Dejair (esq); e Prefeito de Itabuna, Augusto Castro (dir)

Todo o plano estratégico foi estruturado com base em estudos e projeções acerca das necessidades energéticas atuais e futuras da região. Também foram levadas em consideração as demandas sinalizadas pelo setor produtivo da Costa do Cacau, como associações hoteleiras, industriais e comerciais.

Com base nessas informações, o planejamento foi traçado para atender as expectativas de todos os consumidores.

Em complementação aos investimentos que serão realizados, a distribuidora possui um plano de manutenções em toda a Costa do Cacau que está sendo expandido já neste ano. Até o final de 2024, haverá o incremento de 85% na quantidade de profissionais atuando exclusivamente em serviços preventivos. Desde 2023, cerca de 9 mil quilômetros do sistema de distribuição foram inspecionados e mais de 70 mil podas foram realizadas.

   ‍‍ 
Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).
   ‍‍