fbpx

SETRE realiza II Festival de Boas Práticas do Trabalho Decente

II Festival de Boas Práticas Funtrad terá mostra imersiva 3D, lançamento de catálogo e conferência sobre o mundo do trabalho

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza o II Festival de Boas Práticas do Funtrad – Fundo de Promoção do Trabalho Decente, com programação diversificada que inclui mostra imersiva em 3D, lançamento de catálogo comemorativo aos 10 anos de editais, oficinas e conferência virtual com o professor da Unicamp, José Dari Krein, doutor em Economia Social e do Trabalho.

O festival acontece no próximo dia 18/06, no Hotel Fiesta, a partir das 8h30, com acesso livre ao público interessado. 

Estarão presentes o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Claudio Mascarenhas Brandão; o secretário da Setre, Davidson Magalhães; representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-Ba), Ministério Público do Trabalho (MPTBa) e outras autoridades.

O Funtrad é um braço da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), ambos vinculados à Setre. Desde que lançou seu primeiro edital, em 2013, o fundo já disponibilizou R$ 34 milhões para o financiamento de 82 projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que beneficiaram mais de 40 mil  (41.291) pessoas. Um novo edital foi publicado em maio deste ano disponibilizando R$ 18 milhões para iniciativas de promoção do trabalho decente em 2025.

O festival é uma oportunidade de reunir, em oficinas, representantes de OSCs, beneficiários e públicos em geral para discutirem a promoção do trabalho decente por meio de projetos financiados pelo Funtrad. O fundo é subsidiado por indenizações oriundas de sentenças do TRT-Ba e Termos de Ajuste de Conduta (TACs) celebrados pelo MPT-Ba. Assim, os recursos são revertidos em prol do trabalho digno no estado onde o direito do trabalhador foi violado.

Mostra Imersiva 3D

A tecnologia de projeção mapeada nas quatro paredes, em ambiente fechado e sem iluminação, permite ao expectador a imersão no tema da mostra. A peça imersiva 3D com duração de aproximadamente cinco minutos é uma criação do artista visual e VJ Vinny Almeida e apresenta, de forma artística e tecnológica, aspectos relevantes do Funtrad e de alguns projetos já executados. A mostra conta com acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD) auditiva (tradução em libras) e visual (audiodescrição que pode ser acessada por meio de QRCode no local). O espaço imersivo é aberto ao público e pode ser visitado entre às 8h30 e 16h. 

Conferência

Uma novidade nesta segunda edição do festival será a conferência virtual com o renomado pesquisador José Dari Krein, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dinamizando as discussões por meio da tecnologia. O conferencista, que é doutor em Economia Social e do Trabalho, fala sobre “As transformações no mundo do trabalho e os desafios para a promoção do trabalho decente”, com perguntas abertas ao público depois da exposição.

Catálogo – Com tiragem de 1.500 exemplares,  o catálogo comemorativo aos 10 anos de editais do Funtrad (2013-2023) mostra, a partir de elementos gráficos, fotografias e dados numéricos, o alcance das ações que receberam recursos do fundo. O catálogo físico será distribuído de forma limitada durante o evento, mas a versão digital, estará disponível no local, de forma gratuita, por meio de um QRCode.

Pioneirismo – A Bahia implantou em 2007, de forma pioneira, a Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), que trabalha sobre nove eixos prioritários: erradicação do trabalho infantil; erradicação do trabalho escravo; saúde e segurança do trabalhador; promoção da igualdade da pessoa com deficiência (PcD); promoção de igualdade de gênero e raça; trabalho doméstico; juventude; serviço público e empregos e trabalhos verdes.

O Funtrad é o primeiro fundo criado no País destinado a financiar projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que promovam a geração de trabalho e renda para populações vulneráveis. Os projetos são selecionados por meio de editais públicos e se relacionam a um dos nove eixos da ABTD.