fbpx

Embasa investe R$ 500 mil para melhorias de tubulação de grande porte em Conquista

Foto: Mauri Azevedo

Com investimento de R$ 500 mil, a Embasa está recuperando 140 metros de uma tubulação de grande dimensão conhecida como interceptor de 800 milímetros instalada a uma profundidade de seis metros, no bairro Vila América.

O equipamento danificado pelas chuvas dos primeiros meses do ano é responsável por conduzir 45% do volume de esgoto coletado pelo Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Vitória da Conquista.

Desde que a tubulação apresentou danos, a Embasa instalou um sistema alternativo no local para manter o fluxo do esgoto coletado direcionado para a estação de tratamento.

Enquanto a obra está em andamento, as equipes da Embasa estão realizando manutenção contínua na rede coletora de esgoto que atende o bairro.

Foto: Mauri Azevedo

Nesta semana, a obra de implantação da nova tubulação produzida em material Polietileno de Alta Densidade (PEAD) corrugado atingiu 35% do cronograma e a previsão é que o equipamento esteja funcionando plenamente em até 90 dias.

De acordo com o gerente regional da Embasa em Vitória da Conquista, Manoel Marques, “a obra é um trabalho contínuo que busca conferir ainda mais confiabilidade na operação do sistema de esgotamento com a coleta e a destinação à estação de tratamento de esgoto (ETE) e com isso continuamos trabalhando para que Vitória da Conquista se mantenha em posição de destaque no cenário nacional”, comenta. 

Em abril deste ano a Embasa também concluiu a recuperação de 2,2 mil metros de interceptores de 600 a 1000 milímetros pelo método não destrutivo em diferentes pontos da cidade.

Neste método pioneiro no interior da Bahia, a tubulação foi reconstituída internamente por um robô dentro da tubulação e por meio de técnica que reforça e recompõe as paredes da tubulação, dando-lhe uma vida útil de mais de 50 anos.