fbpx

Salões de Artes Visuais da Funceb tem inscrição aberta até domingo (7)

Artistas visuais de todo o estado podem se inscrever gratuitamente no site da Funceb até 7 de julho

Estão abertas as inscrições para a 65ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia, promovidos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à SecultBA. Artistas visuais de todo o estado podem se inscrever até 7 de julho no site da Funceb (ba.gov.br/fundacaocultural)

Serão concedidos 21 prêmios-aquisição para artistas ou grupos, sendo: 3 prêmios para cada um dos seis macroterritórios do estado da Bahia, e 3 prêmios provenientes da cidade de Salvador pertencente ao macroterritório 2, no valor de R$ 15 mil (cada), além de até três menções especiais em cada edição dos Salões por meio de certificação.

Serão selecionadas obras de 49 artistas ou grupos, sendo 7 de cada um dos seis macroterritórios e 7 de artistas da cidade de Salvador. Além disso, são reservadas 30% das vagas para cotas raciais (preto/a e pardo/a), conforme o quesito cor/raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2% para cotas indígenas e 5% para pessoas com deficiência.

Em 2024, serão realizadas seis edições nos seis macroterritórios do Estado da Bahia,com exposições abertas para visitação pública em: Itabuna, Cachoeira, Juazeiro, Irecê, Barreiras e Guanambi.

As seguintes modalidades serão aceitas para compor os Salões: arte e tecnologia, artesanato, assemblage, bodyart, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafite, gravura, instalação, intervenção urbana, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte.

As 49 propostas selecionadas receberão um auxílio para o custeio da sua participação no valor de R$ 2 mil, sem incidências de descontos, para despesas com itens, como transporte, reprodução (digitalização, ampliação, impressão ou outras formas de reprodução), finalização (emolduramento, adesivagem ou outras formas de finalização), aluguel de equipamentos audiovisuais e demais itens necessários à exibição das obras que integrarão as exposições da 65ª Edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia 2024.

Criados em 1992, os Salões de Artes Visuais da Bahia consolidaram-se como um dos principais instrumentos de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do Estado da Bahia. A iniciativa em 2024 visa apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em Artes Visuais, divulgar e valorizar o trabalho de artistas também em início de carreira, além de estimular a reflexão sobre temas relevantes para o estímulo ao pensamento crítico contemporâneo.