Ministro Luiz Marinho lança programas de qualificação na Bahia nesta quarta-feira (7)
Ministro do Trabalho e Emprego apresenta o Programa Manoel Querino de Qualificação Social e Profissional e o Projeto Conectar Educação
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, estará em Salvador, Bahia, nesta quarta-feira (7) para lançar o Programa Manoel Querino de Qualificação Social e Profissional e o Projeto Conectar Educação, em parceria com o governo do estado. Estes programas oferecerão cursos de qualificação através da Escola do Trabalhador 4.0 para escolas de ensino médio e universidades.
O evento incluirá a apresentação de projetos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em colaboração com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
Na ocasião, o governo da Bahia assinará o Termo de Adesão ao Programa.
Agenda do Ministro
A agenda começa às 10h no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella, em Cabula, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues para o lançamento do Qualifica Bahia. Este projeto, realizado em parceria com o MTE, oferecerá cursos de qualificação profissional a 150 escolas de ensino médio em tempo integral, abrangendo 7 trilhas de conhecimento em 140 cursos de tecnologia e comunicação.
Às 14h, na Universidade Federal da Bahia, o ministro apresentará os projetos do Programa Manoel Querino, com um investimento de mais de R$ 27 milhões, que pretende qualificar 8.600 alunos.
Em Feira de Santana, às 19h, Luiz Marinho e a reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, assinarão o Termo de Cooperação Técnica de adesão ao Programa Caminho Digital/Escola do Trabalhador 4.0, que oferecerá cursos de pacote Office 365 aos alunos da UFRB.
Programa Manoel Querino de Qualificação Profissional
O Programa Manoel Querino de Qualificação Profissional (PMQ) visa alcançar 100 mil trabalhadores e integra o Sistema Nacional de Emprego (Sine). Ele é estruturado em quatro modalidades: qualificação social e profissional, passaporte qualificação, certificação profissional, e fomento a estratégias de geração de emprego e renda. Desde 2021, o programa já recebeu 1,5 milhão de cadastros, sendo 90,5 mil na Bahia pela Escola do Trabalhador 4.0. Até agora, 182 mil trabalhadores foram beneficiados em todo o Brasil, com 29 mil cadastrados em processo de qualificação na Bahia.
Serviço
Agenda do ministro Luiz Marinho na Bahia
Data: 7 de agosto (quarta-feira)
- 10h – Lançamento do Projeto Qualifica Bahia/Programa Manoel Querino Conectar Educação em parceria com o PMQ/Caminho Digital-Escola do Trabalhador 4.0
Local: Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella – Rua Cristina Buys nº 258 – Bairro Cabula – Salvador/BA
- 14h – Apresentação do Programa Manoel Querino de Qualificação Social e Profissional, projetos com universidades e assinatura do Termo de Adesão.
Local: Salão Nobre da Reitoria da UFBA – Rua Dr. Augusto Viana, s/n – Canela – Salvador/BA
- 18h30 – Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica – ACT com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sobre o Programa Caminho Digital-Escola do Trabalhador 4.0.
Local: Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – CETNS/UFRB – Av. Centenário, 697 – Bairro do SIM, Feira de Santana/BA