Embasa orienta como acompanhar o consumo de água do seu imóvel
Primeiramente, se você é daquelas pessoas que recebem a conta de água e não entendem bem todas as informações contidas, então este pode ser um bom momento para resolver isso.
Porém, a fatura de água, como também é chamada, vem com informações que vão desde a categoria da tarifa e o período de consumo até as datas das leituras atual e anterior do hidrômetro.
Fatura mensal
Além disso, mostra o histórico de consumo, as notificações de débito e o valor cobrado pelo serviço de esgotamento sanitário.
Portanto, tais dados, além de uma prestação de contas da concessionária ao usuário, são também aliados na redução do consumo e do valor a ser pago por ele.
Tipo de tarifa
O tipo de tarifa é um deles e está incluído na estrutura tarifária adotada pela empresa responsável pelo fornecimento de água tratada.
Na Embasa, foi elaborada com base em três critérios: finalidade do uso do imóvel, características do imóvel e faixas de consumo.
Categorias
Portanto, quanto à finalidade do uso do imóvel, a categoria tarifária pode ser: residencial, comercial, industrial ou pública.
Afinal as categorias são subdivididas conforme as características do imóvel ou condição do usuário.
A categoria residencial, por exemplo, destinada a todos os imóveis que têm a finalidade de moradia, é subdividida em residencial intermediária, tarifa social, veraneio e residencial normal.
Já a categoria comercial pode ser filantrópica, pequeno comércio e comércio ou, ainda, derivação comercial de água bruta.
Faixas de consumo
Portanto, dentro de cada categoria, existem faixas de consumo com valores diferenciados por metro cúbico fornecido (1 m³ equivale a 1.000 litros de água).
Mas, depois da tarifa mínima, valor cobrado pela disponibilidade do serviço e que também abrange o fornecimento de 6 m³ de água, o valor do metro cúbico aumenta progressivamente.
Afinal, essa estrutura visa incentivar o uso racional de água, já que quanto maior o consumo, maior é o valor correspondente ao metro cúbico.
Tarifa do esgoto
Cobrança que remunera o serviço de coleta, tratamento e destinação adequada dos esgotos produzidos nos imóveis.
É um serviço disponível 24 horas por dia, fundamental para a saúde das pessoas e para a preservação ambiental, tendo custos mais elevados que a produção de água.
Além disso, o seu valor varia de acordo com a quantidade de água utilizada no domicílio. Na Bahia, equivale a 80% sobre o valor total da água consumida.
Leitura do hidrômetro
Primeiramente, a leitura é realizada uma vez por mês pelo leituristas, sempre no mesmo dia ou em datas próximas.
Porém, apenas os números pretos são considerados na leitura, indicando a quantidade de água consumida em metros cúbicos (1m3 = 1.000 litros).
Assim sendo, o consumo mensal é representado pela diferença entre a leitura atual e a leitura obtida do mês anterior.
Todavia, o usuário pode acompanhar o consumo diariamente.
Sobretudo para observar se há alguma variação muito diferente do habitual, o que pode indicar a existência de vazamento interno e aumento do valor da conta.
Portanto, se sua conta aumentar e não forem encontrados vazamentos e nada mais que justifique o aumento no valor, solicite uma análise de consumo.
Entretanto, a Embasa dispõe dos canais de atendimento: 0800 0555 195, Atendimento Virtual (http://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br) ou WhatsApp 71 99717-0999.