fbpx

Verão Cênico estréia em Vitória da Conquista

Temporada Verão Cênico estreia em Vitória da Conquista nesta quarta, 9

O projeto promoverá 96 sessões de teatro em Salvador e outras 13 cidades do interior da Bahia

Janeiro é tempo de teatro na Bahia com a realização da 2ª edição daTemporada Verão Cênico, que vai promover 96 sessões de 32 espetáculos diferentes em Salvador e outras 13 cidades do interior do estado, entre elas Vitória da Conquista. Realizada de 7 a 30 de janeiro, pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), a Temporada objetiva estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano. Com preços populares e também gratuitos, os espetáculos tratam de temáticas diversas, direcionadas ao público de todas as idades.

A programação do projeto começa nesta segunda-feira, 7, em Salvador, e se soma às vastas opções de peças já existentes nos palcos baianos. Além de montagens novas, a Temporada Verão Cênico traz espetáculos que já foram sucesso de público e crítica em temporadas anteriores no estado.

Programação local – Em Vitória da Conquista, a Temporada Verão Cênico estreia na quarta-feira, 9, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, com os espetáculos “Colégio Kadija – Esquete 10” e “Circo de Solenildo”, que serão apresentados, respectivamente, às 19h e 20h. Até o próximo dia 30, a cidade receberá também as montagens “Entre Nós – Uma Comédia sobre Diversidade”, “Vidas Secas” e “Iauretê”. As apresentações acontecem sempre às quartas-feiras e o preço dos ingressos varia entre R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia).

Saiba mais – Resultado do diálogo entre espaços culturais públicos e privados, artistas e governo, a Temporada Verão Cênico tem o objetivo de fortalecer e dar visibilidade ao teatro na Bahia durante o verão. Além de Salvador e Vitória da Conquista, o Verão Cênico contempla cidades nos seis macroterritórios baianos: Alagoinhas, Barreiras, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Mutuípe, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Valença.

Os espetáculos são divididos nas categorias ‘Temporada em Movimento’, ‘Mostra Cenas Curtas’ e ‘Mostra Teatro de Rua’, com sessões às segundas, terças e quartas-feiras em 16 espaços culturais e teatros participantes, além de ruas e praças dos municípios.

O projeto conta com apoio da Bahiatursa, da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Em 2012, a Temporada Verão Cênico levou mais de 9 mil espectadores ao teatro, em uma ação que envolveu cerca de 130 artistas em 34 espetáculos de palco, além de 34 grupos de teatro amador e 10 grupos de teatro de rua.