fbpx

Febre amarela: vacina agora em dose única

 

Vitória da Conquista acaba de adotar a nova regra do Ministério da Saúde para a vacinação contra a febre amarela. A partir de agora, a vacinação será feita em dose única.

De acordo com a coordenadora de Imunização, Ana Maria, a mudança na orientação ainda não estava em vigor na cidade por determinação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. “Cada regional foi orientada a aguardar a divulgação da nova medida por nota técnica oficial”, afirmou Ana Maria. “A publicação foi feita neste último fim de semana e passou a valer já nesta segunda-feira”, completa.

Com a medida, as crianças e adultos, que já tomaram uma dose não precisam se vacinar novamente, já que a vacina tem validade por toda a vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia adotado o critério em 2014. A estratégia de uma única dose é segura e garantida, segundo os especialistas da OMS.

Quem deve se imunizar? – Para garantir a eficácia da vacina, é preciso administrá-la em uma única dose em crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos. Quem ainda não foi vacinado, deve receber a dose única. Vale lembrar que, neste momento, as recomendações são válidas apenas para quem mora ou vai viajar para as áreas de recomendação da vacina.

Mulheres grávidas ou amamentando devem apresentar relatório médico e só devem receber a vacina se residirem próximo às áreas com confirmação da circulação do vírus, sendo necessário suspender a amamentação por 28 dias. O relatório medico também é exigido para pessoas idosas.

A vacinação contra a febre amarela não é uma campanha, e sim de rotina. Ela pode ser encontrada em todos os postos de vacinação do município, a qualquer tempo.