Madrigal do IFBA apresenta Concerto de Natal 2025

Imagem acervo IFBA

Madrigal do IFBA apresenta Concerto de Natal 2025 com repertório brasileiro e internacional em Vitória da Conquista

O Madrigal do IFBA realiza, no dia 17 de dezembro de 2025, às 19h30, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, o tradicional Concerto de Natal, que este ano traz uma proposta original ao unir obras brasileiras, temas europeus e repertório inspirado na diversidade rítmica do país.

O evento é aberto ao público em geral, e a entrada é gratuita, com contribuição voluntária de alimentos, destinada à montagem de cestas natalinas.

Para o Concerto de Natal 2025, o Madrigal apresenta um repertório que celebra diferentes tradições musicais. Entre os destaques brasileiros estão Chorinho Natalino, de José Vieira Brandão; Gira Estrela, de Ernst Widmer; e Boas Festas, de Assis Valente.

Também integram a programação obras do cancioneiro natalino com influências regionais, como Natal Brasileiro, de Wilma Camargo, e Natal Nordestino, de Raulnildo Guedes Barbosa.

O público poderá apreciar ainda clássicos europeus, a exemplo de Noite Santa, de Adolphe Adam, e a coletânea Carols Around, com arranjo de Carl J. Nygard.

Sobre o Madrigal do IFBA

Criado em 2008, o Madrigal do IFBA é um projeto de extensão em música do Instituto Federal da Bahia – Campus Vitória da Conquista, sob a regência do maestro Prof. Dr. Marcos Ferreira.

Formado por estudantes, egressos, servidores, aposentados e membros da comunidade, o grupo tem como característica a prática vocal à capela e a interpretação de repertórios variados.

Ao longo de sua trajetória, o Madrigal tem se apresentado em importantes espaços culturais e eventos institucionais, como o Teatro Glauber Rocha (UESB), a Reitoria do IFBA, o Auditório da UNEB de Caetité e a Catedral Nossa Senhora das Vitórias.

Em seu histórico de concertos, destacam-se a participação nas comemorações dos 200 anos da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, apresentações em praças públicas, concertos sacros e performances em eventos acadêmicos.

Em 2023, o grupo integrou a cerimônia da Reitoria do IFBA que concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao compositor Gilberto Gil.

Sobre o Maestro Marcos Ferreira

Regente com formação em instituições de referência nacional e internacional, Marcos Ferreira é Doutor em Música pela UFBA e Mestre pelo Conservatório Brasileiro de Música.

Em sua carreira, acompanhou ensaios do Coral da BBC, em Londres, a convite do maestro Bob Chilcott.

Com vasta experiência em direção coral, já se apresentou em diversos estados brasileiros e atua como professor titular de Educação Musical no IFBA, onde rege o Madrigal e o Coral de Estudantes.–

Coordenação de Comunicação Social-IFBA