14º Encontro Nacional do Café movimenta economia no próximo fim de semana
Nos dias 17, 18 e 19 de setembro, acontece o 14º Encontro Nacional do Café, considerado o mais importante evento do agronegócio da Região Sudoeste, e que reúne expressivas autoridades da cafeicultura brasileira.
A programação está composta de diversos painéis conduzidos por renomados profissionais brasileiros, cafeicultores, e que devem apresentar inclusive, outras modernas alternativas de cultura.
Outro fator de integração é o espaço para apresentação de trabalhos científicos, juntamente com professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB que discutirá os avanços tecnológicos para a produção dos grãos.
Completam a gama de produtos e serviços disponíveis no mercado, exposições de máquinas, defensivos, adubos, suprimentos e equipamentos agrícola, e as opções de comercialização, com oferta de treinamentos próprios e os financiamentos disponíveis.
Para as crianças e seus familiares, no domingo,17, uma programação toda especial com passeio de turismo rural cheio de atividades lúdicas, além do curso de culinária oferecido pelo SENAC.
Nas solenidades de abertura, haverá homenagens especiais a personalidades ligadas ao agronegócio, com a entrega da medalha Honra ao Mérito João da Cruz Filho. Professor era Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal de Viçosa, fitipatologista, inventor da “Calda Viçosa” e quem trouxe de Portugal para o Brasil, na década de 70, a variedade do café Catimor.
O 14º Encontro Nacional do Café é aberto à comunidade, ou seja, o público não paga para participar, e acontece na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça. Assinam a coordenação, os organizadores Gianno Brito, Márcia Viana e a consagrada artista plástica Valéria Vidigal, com suas inúmeras telas pintadas divulgando a cultura do Café mundo afora.