fbpx

UESB de 16 a 19 de agosto

Questões Epistemológicas: a prática social da geografia atual, sua relevancia e contribuição para a Bahia contemporanea.

Uiversidade Estagdual do Sudoeste da Bahia – UESB – Campus de Vitória da Conquista – De 16 a 19 de agosto de 2011.

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio do seu Departamento de Geografia, sediará o VIII Encontro Baiano de Geografia que será realizado juntamente com a X Semana de Geografia da UESB. Sob o tema “Questões epistemológicas: a prática social da Geografia atual, sua relevância e contribuição para a Bahia contemporânea”, o evento terá lugar na cidade de Vitória da Conquista, entre os dias 16 a 19 de agosto de 2011 (de terça-feira a sexta-feira). Esse encontro visa retomar a tradição dos EBGs em promover fóruns dedicados à convergência de saberes, proporcionando a estudantes, professores e demais profissionais da Geografia e áreas afins uma série de debates sobre temas recentes, possibilitando a troca de experiências de pesquisas, além de discussões diversas sobre os rumos e as perspectivas da ciência geográfica em âmbito estadual.

Ao longo da sua história, o Encontro Baiano de Geografia teve o papel primordial de fomentar condições propícias para o amplo debate acerca dos rumos e perspectivas relativos ao ensino, pesquisa e extensão, bem como da ação política da ciência nas diversas instituições onde a Geografia se faz presente. Nos últimos anos, porém, tal debate foi silenciado pela não continuidade dos EBGs. Assim, com o firme propósito de retomar a tradição que fez dos EBGs o mais legítimo fórum de debate da Ciência Geográfica no estado da Bahia, esse evento surge como um momento singular de interação entre aqueles que constroem a Geografia, ampliando significativamente os horizontes de debate. O VIII EBG é, pois, um lócus privilegiado no qual serão aventadas problemáticas que dizem respeito não apenas à Geografia, mas a toda a sociedade.

OBJETIVOS: Geral Proporcionar o debate amplo e irrestrito dos rumos da Ciência Geográfica, compreendendo a dinâmica espacial por meio do intercâmbio de saberes, experiências e produções científicas de estudantes, professores e pesquisadores, na perspectiva de buscar a transformação da realidade baiana, destacando a importância da Geografia em tal processo. Específicos • Socializar as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica dos Cursos de Geografia e pelos professores da Educação Básica; • Proporcionar o intercâmbio da produção acadêmica e cultural desenvolvidas pelos diversos participantes – estudantes, professores, geógrafos e profissionais de áreas afins; • Discutir alternativas que possibilitem a construção de espaços de diálogo para debater o pensar e o fazer da Geografia na sala de aula e sua relação no mundo; • Repensar a responsabilidade do profissional da Geografia frente à atual conjuntura socioeconômica, ambiental e política da Bahia.

INSCRIÇÕES: • Gratuita para todos os participantes • Será realizada pelo blog do evento: http://ebgconquista.blogspot.com

Para mais informações, entre em contato com a coordenação do evento: Profa. MSc. Aleselma Pereira, vice-diretora do Departamento de Geografia. Celular (73) 8846-2964 e e-mail: aleselmageo@hotmail.com.

REALIZAÇÃO: UESB – Campus de Vitória da Conquista UNEB – Campus de Santo Antonio de Jesus UNEB – Campus de Jacobina UNEB – Campus de Caetité UFBA – Campus de Barreiras UFBA – Campus de Salvador UESC UCSAL UEFS APOIO: Projeto de Extensão “Prosas Geográficas”