fbpx

Conexão Vivo em Vitória da Conquista

Nem parecia que na noite dessa sexta-feira (09), os termômetros registraram 13 graus em Vitória da Conquista. Mais de 2 mil pessoas lotaram a praça Barão do Rio Branco para assistir os shows – gratuitos e abertos ao público – da primeira etapa regional de 2011 do Conexão Vivo. No palco, se apresentaram Pedro Morais (MG), BaianaSystem (BA), Grupo Percussivo Mundo Novo (BA) (com participação especial de Maurício Tizumba, de Minas Gerais) e a banda O Círculo (BA).

O cantor mineiro Pedro Morais abriu a noite, por volta das 20h. Um dos expoentes do estado vizinho, ele cantou músicas como Gasolina, Nunca na estrada e Canção de outono, do CD Sob o sol. “Fico feliz em poder ser o primeiro a me apresentar na primeira noite do Conexão numa cidade em que o evento é tão bem recebido”, comentou Pedro no começo do show. Logo em seguida, a BaianaSystem fez um show com repertório agitado, guiado pela guitarra baiana. Terceira atração da noite, o Grupo Percussivo Mundo Novo surpreendeu ao mesclar visual futurista e instrumentos de percussão eletrônica (criados por eles) à tradição do congado mineiro de Maurício Tizumba. Para encerrar a noite, foi a vez da banda de pop rock O Círculo tocar até 01h30, através do projeto Mais MPB.

Hoje, sábado (10), a programação vai contar com nomes como Armandinho Macêdo, Orkestra Rumpilezz, Fred Dantas e Nivaldo Ornelas (que prestarão homenagem ao maestro Vivaldo Conceição), Edson Gomes, Maurício Tizumba, Celso Moretti e Alisson Menezes e a Catrupia. Haverá também, pela tarde, Laboratórios Criativos para instrumentistas locais que quiserem se aperfeiçoar na prática.

Juazeiro e Feira de Santana serão as próximas paradas do Conexão Vivo, que em paralelo à atuação na capital baiana e em outros estados do país, mantém diversos projetos patrocinados e um calendário permanente de atividades que visam o fortalecimento da cadeia produtiva musical.

Conexão Vivo – Muito além de uma série de shows, o Conexão Vivo é um “fluxo contínuo” de atividades que abrange os elos fundamentais da cadeia criativa e produtiva da música. Em 2011, são 150 projetos incentivados em sete estados dos país, selecionados por edital, que envolvem espetáculos, oficinas, debates e seminários, projetos de gravação de CDs e DVDs, circulação de artistas e turnês, apoio a estúdios,  programas de TV e rádio, além dos videoclipes de animação produzidos por seu braço audiovisual.

Construído e pensado coletivamente desde 2001, em Belo Horizonte (MG), o programa encontra-se em fase de expansão nacional, lastreado por alianças estratégicas com iniciativas relevantes e estruturantes para o setor. O objetivo é criar condições de integração a uma rede colaborativa, regional e nacionalmente, capaz de contribuir para a estruturação e desenvolvimento de carreiras artísticas de forma sustentável.

“Essa costura entre ações originárias do próprio programa e iniciativas associadas com foco na capacitação faz do Conexão Vivo a maior ação de fortalecimento da engrenagem da música já vista no país”, explica Kuru Lima, gestor nacional da plataforma de investimento na música patrocinada pela Vivo, empresa líder no mercado de comunicação móvel no Brasil. Fotos por Tiago Lima – Divulgação.

 PROGRAMAÇÃO – CONEXÃO VIVO

VITÓRIA DA CONQUISTA

Local: Praça Barão do Rio Branco – Centro

Aberto ao público

09/09 . Sexta – 19h30

PEDRO MORAIS (MG)

GRUPO PERCUSSIVO MUNDO NOVO (BA) CONVIDA MAURICIO TIZUMBA (MG)

BAIANASYSTEM (BA)

MAIS MPB apresenta O CÍRCULO (BA)

10/09 . Sábado – 19h30

TRIBUTO A VIVALDO CONCEIÇÃO apresenta ORKESTRA RUMPILEZZ e ORQUESTRA DO MAESTRO REGINALDO convidam ARMANDINHO, MAESTRO FRED DANTAS (BA) e MAESTRO NIVALDO ORNELAS (MG)

MAURICIO TIZUMBA (MG) CONVIDA LIMA JR (MG)

ALISSON MENEZES E A CATRUPIA (BA)

CELSO MORETTI (MG) CONVIDA EDSON GOMES (BA)