Presídio de Vitória da Conquista aguarda soltura de licitação
A Câmara Municipal realizou uma sessão especial para discutir a retomada da construção do presídio e a situação do sistema prisional em Vitória da Conquista.
A secretária de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia, que esteve no evento representando o Prefeito Guilherme Menezes, ressaltou a importância de debater questões que visam a melhorar as condições sociais dos detentos. “O que a gente pensa como Secretaria de Desenvolvimento Social e principalmente como Prefeitura é que as questões da violência e do sistema prisional não se pautam apenas na construção de uma unidade. São questões que vão além; atingirão o município, todas as políticas públicas , programas e projetos, de todas as instâncias. Precisamos pensar em algo maior, mas não podemos perder o olhar na finalização da construção desse presídio. A unidade que estava em andamento precisa ser concluída de fato”, ressaltou.
Para o diretor do presídio Nilton Gonçalves, Alexsandro Oliveira, a construção do presídio é fundamental importância para o município. “O novo presídio desafogará as carceragens regionais e possibilitará a vinda dos presos que foram condenados em Vitória da Conquista e estão custodiados nas unidades carcerárias de outras cidades. “Para a ressocialização é importante que eles tenham contato com o ambiente familiar”, destacou.
O secretário Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, afirmou que ocorreu um erro na licitação, mas as providências para a correção já estão sendo tomadas. “O governador Wagner determinou que nós desatássemos esse nó e resolvêssemos esse problema. Nós chegamos ontem de Brasília, já conseguimos planejar toda a obra com a Caixa Econômica, já fizemos toda a negociação para soltarem essa nova licitação. Houve um equívoco na contratação: a licitação foi feita pela lei estadual quando deveria ter sido feita pela Lei Federal nº 8666. Por conta disso os recursos da Caixa não puderam ser utilizados. Estamos na expectativa de nos próximos dias soltarem essa licitação”, afirmou.