fbpx

Circuito Universidades debate pesquisa em biotecnologia na Bahia

O tema “Pesquisa Interdisciplinar na Bahia” abriu, na noite desta segunda-feira, 17, o Circuito Universidades da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Durante toda a semana, até o dia 21 de setembro, diversos temas estratégicos para a pesquisa na área de ciência e tecnologia serão debatidos no circuito, que tem a promoção da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Nesta terça-feira o tema em debate é Biotecnologia e Saúde, no Auditório da Fiocruz, em Brotas, a partir das 18h30, com entrada gratuita.

A primeira palestra aconteceu na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Convidado pela organização do evento, o professor Arlindo Phillip Jr, da Universidade de São Paulo (USP), foi um dos palestrantes da noite. Em sua apresentação, ele destacou a importância da pesquisa interdisciplinar para se aprofundar em temas de relevância social. “A própria temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (mudanças climáticas, desastres e prevenção de risco) remete a essa importância. O estudo da variação climática, por exemplo, leva à pesquisa de diversas outras disciplinas que se interrelacionam e se complementam”, afirmou.

De acordo com o professor, temas complexos só podem ser pesquisados e aprofundados através de estudos interdisciplinares. “O Brasil está num bom patamar, nesse sentido, já que cerca de 300 programas de pós-graduação, em todo o País, promovem pesquisas interdisciplinares”, informou.

O pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA, Marcelo Embiruçu, também fez contribuições importantes para o tema. Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ele destacou a relevância do evento, pela proposta de popularizar a ciência. “É fundamental que as pessoas saibam que a pesquisa em ciência e tecnologia está em busca de resultados práticos e que tragam impactos positivos para a sociedade”, declarou.

A superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da SECTI, Liliane de Queiroz Antonio, destacou que a realização do Circuito Universidades é algo inédito na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia. “O nosso objetivo é fortalecer o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado, direcionando as pesquisas para as áreas estratégicas”, disse Liliane.

O Circuito Universidades é uma promoção da SECTI, durante a VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é reunir professores e pesquisadores de alto nível, debatendo ideias e apresentando pesquisas sobre ciência e tecnologia, além da discussão sobre o tema da SNCT deste ano,

Durante o evento, na Bahia, acontece também o Circuito Ciências, no Shopping Iguatemi. A SNCT tem ainda vídeo-aulas nas escolas sobre mudanças climáticas e visita nos bairros dos ônibus Ciência na Estrada (Fiocruz) e Ciência Móvel (Uneb).

Serviço:

Circuito Ciência Móvel – Os ônibus Ciência na Estrada da FIOCRUZ e Ciência Móvel da UNEB percorrerão os bairros da Paz, Calabar e Nordeste de Amaralina levando experimentos e ações aos menos assistidos atuando de fato na Popularização da Ciência.

Circuito Ciências – O evento acontecerá nas praças e alamedas do Shopping Iguatemi. Será montada uma estrutura dividida em 6 etapas, criando um caminho a ser percorrido pelos visitantes de forma a facilitar apropriação de cada conteúdo exposto.

Circuito Universidades – composto por palestras ligadas aos temas estratégicos de ciência, tecnologia e inovação, o circuito traz para a Bahia doutores e pesquisadores para debater os temas: Biotecnologia e Saúde (Auditório da Fiocruz, dia 18, às 18h30); Gestão e Engenharia do Conhecimento: Inovação do Setor Produtivo (Auditório do CIMATEC 1, dia 19, às 18h30); Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos (Auditório do PAF 3 – UFBA, dia 20, às 18h30) e Ciência Aplicada: Simulações Computacionais (Auditório da UNEB, dia 21, às 18h30).