fbpx

Cooperativas de Crédito são alternativas empresariais com greve dos bancários

Após os últimos 20 dias em que a greve dos bancários brasileiros quebra todos os recordes nacionais, os empresários estão voltando seus olhos para as atividades das cooperativas de crédito que atuam no país, cuja legislação não está subordinada a nenhum banco particular ou privado.

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), composto de cooperativas singulares e centrais de crédito e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob – Sicoob Confederação, como entidades cooperativas que visam à solidez e à fortificação dos processos operacionais e de controles, vem registrando aumentos significativos em suas transações comerciais como pagamento de boletos, descontos e liquidação de títulos e duplicatas e arrecadação de impostos.

Há de se considerar ainda, que, não tendo os juros como fonte de renda e receita, as cooperativas trabalham com taxas mais acessíveis para empréstimos e descontos de cheques pré datados e duplicatas.

O Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob) é um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às cooperativas centrais de crédito do Sicoob. É regido e regulamentado pela Lei 4.595/64 e pela Resolução 2.788/00 do Conselho Monetário Nacional. Juridicamente independente das demais entidades do Sistema Sicoob, o Bancoob foi constituído com a finalidade de oferecer produtos e serviços financeiros às cooperativas, ampliando e criando novas possibilidades de negócios e gestão centralizada dos recursos financeiros do Sistema Sicoob. O Bancoob atua com agente facilitador na redução dos custos das cooperativas do Sicoob, desenvolvendo e disponibilizando produtos e serviços tipicamente bancários as cooperativas do Sicoob.

Desta forma, as cooperativas singulares assemelham-se as demais instituições do mercado bancário, contando com uma linha completa de cartões de crédito, poupança, cobrança bancária, linhas de créditos oriundas de recursos repassados por instituições governamentais, fundos de investimentos, entre outros, em condições significativamente competitivas.

O Sicoob oferece ainda uma grande variedade de serviços online, seja para você ou para a sua empresa. É possível realizar transações financeiras de qualquer lugar do mundo a qualquer hora sem precisar em ir até a cooperativa ou posto de atendimento.

Pela internet ou pelo celular, o Sicoob coloca a sua disposição e da sua empresa grande parte das transações financeiras.

O associado conta com mais de 1.700 pontos e mais de 1.200 caixas eletrônicos localizados em locais públicos e realiza em tempo real os serviços disponibilizados.