fbpx

TJBA e Sebrae se unem para promover empreendedorismo individual para apenados

O seminário de abertura dos cursos voltados ao empreendedorismo individual para apenados contemplados pelo programa Começar de Novo será realizado no próximo dia 21 de outubro, às 9h, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O anúncio foi feito em reunião no Tribunal de Justiça que contou com representantes do Tribunal, do Sebrae e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

O encontro começou com uma apresentação do Começar de Novo pelo gestor do programa no Tribunal, Orlando Bitencourt, que contou com o auxílio de um vídeo e expôs a lista de mais de 60 parceiros em nível nacional.

Na oportunidade, foi discutida a criação de iniciativas que incentivem os apenados a iniciarem seus próprios negócios. Inicialmente, serão capacitados 50 presos do regime semiaberto e egressos, mas a meta, ao longo de um ano, é que esse número alcance os 200.

Participaram da reunião o servidor Jorge Trindade, membro do Grupo de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMFBahia) do Tribunal; os representantes da Seap, Clésio Sobrinho e Silvana Mattos; e Josiel Borges e Simone Oliveira, representando o Sebrae.

O Sebrae, criado em 1972, é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno portes assim como o fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, entre outros.

Texto: Fernanda Magalhães
Foto: Fábio di Castro