fbpx

Basta de corrupção. Movimento chega à Bahia.

PMVC

Carta Aberta do #NasRuas-VCA

 

“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
-Martin Luther King

Hoje, dia 15 de novembro, data em que comemoramos a Proclamação da República, a nação sairá às ruas mostrando ao mundo que queremos uma democracia real e limpa da corrupção criminosa.

Na Bahia, as cidades de Vitória da Conquista (Barão do Rio Branco, 14h), Alagoinhas, Feira de Santana e Salvador farão manifestações públicas demonstrando que não aceitam mais a corrupção como uma característica da nossa política.

É tamanha a vergonha de um povo, que vê seu país sendo dilapidado e a cada dia surgindo novas denúncias de corrupção. Através das redes sociais, vários grupos de cidadãos comuns, de diversas camadas sociais e desvinculados de partidos políticos, estão se organizando para irem às ruas protestar contra este estado de corrupção crônica e generalizada instalada no nosso país em todas as suas esferas há mais de 20 anos.

Entendemos também que a corrupção, o “jeitinho brasileiro”, está arraigada na nossa cultura desde nossa colonização pelos portugueses e que um grande processo de educação para a cidadania deve ser iniciado em todo o Brasil. O grupo “NAS RUAS” firmou parceria com o Ministério Público para juntos massificarem a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” um vídeo explicativo que mostra o dano social que mesmo pequenos atos dessa natureza representam.

No entanto, o principal foco do NAS RUAS será a corrupção dos nossos representantes políticos em todas as camadas públicas.

 O Brasil ocupa a 69ª posição no Ranking de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional com uma pontuação de 3,7 em uma escala de zero a dez, em que dez indica que os servidores são percebidos pela população como pouco corruptos e zero corresponde à percepção de corrupção disseminada. Em 2009, o Brasil ocupava o 75º lugar entre 180 países no ranking. J

á a pesquisa Barômetro Global da Corrupção 2010, da Organização Transparência Brasil, os partidos políticos, o poder Legislativo e os policias (especialmente os estaduais) estão entre os mais corruptos.

O que é o “NAS RUAS” ?

Um grupo surgido nas redes sociais formado por estudantes, advogados, jornalistas, donas de casa, designers, professores, bombeiros, policiais, vendedores, taxistas e todo tipo de cidadão brasileiro que se sente indignado e revoltado. Este é o perfil e a base de formação dos diversos grupos NAS RUAS que hoje se encontram em 30 cidades do Brasil apoiando e sendo apoiado por outros grupos do mesmo teor, com nomes diferentes, mas com causas semelhantes. O NAS RUAS é uma congregação de movimentos apartidários e pacíficos que se uniram através da internet, no Facebook, que é a rede social mais utilizada no mundo atualmente. Hoje nosso foco é a corrupção, porque acreditamos ser o problema mais grave do país. Mas teremos outros temas na nossa pauta para 2012.

Nenhum membro da direção do NAS RUAS de Vitória da Conquista tem qualquer tipo de ligação política nem recebe “orientação” de outros grupos, tampouco podemos responder pelos demais movimentos Brasil afora.

Somos independentes e o uso do nome NAS RUAS foi adotado para somar forças com outros grupos, sendo que poderemos mudar de nome ou mesmo nos dissociarmos de outros grupos caso deixemos de concordar com o direcionamento ou pauta de reivindicações destes. O NAS RUAS tem sido acusado por uns de pertencer à esquerda, por outros de defender a direita, e sabemos que outros movimentos passam pelos mesmos constrangimentos. Nossa bandeira é legítima. É apartidária. E isso é publicado diariamente, mas parece que o brasileiro já não tem motivos para acreditar na literalidade do discurso, pois estamos todos “escaldados”. Perdemos a confiança, até nos bem intencionados. Mesmo assim, o NAS RUAS-VCA a despeito dos falsos boatos que militantes partidários estão difundindo, vai persistir na luta contra a corrupção.

As ações do NAS RUAS recebem cobertura de TODA a imprensa nacional, independente do posicionamento político do dono do veículo. Isso não nos faz “massa de manobra”, muito menos comprometido com seus ideais políticos. Apenas não podemos impedir o trabalho da imprensa e vamos ceder entrevistas a qualquer veículo, desde que o que dissermos não seja alterado.

O NAS RUAS-VCA é um grupo de Vitória da Conquista e que vai programar diversas manifestações e assembléias públicas para todo o ano de 2012. Teremos o NAS RUAS pela Educação, Saúde, Transporte, Segurança, e qualquer tema que seja de interesse público.  Todos os temas das manifestações e pautas de reivindicações em esferas municipais, estaduais e nacionais serão discutidos nas redes sociais (Facebook/ Twitter) através de votação pública.

No dia 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, participaremos do  I Congresso Contra Corrupção onde  especialistas  vão comentar as questões levantadas pelo povo, pois nós organizadores dos movimentos não temos capacidade técnica para julgar os tópicos propostos, e uma vez este está tomando a proporção que esperávamos, chegou o momento de profissionalizarmos o protesto.

Principais bandeiras do NAS RUAS-VCA

Nossas reivindicações municipais serão votadas depois do dia 15 de novembro quando teremos exigências urgentes na área de saúde, educação, transporte público, cultura e segurança pública. Faremos também parcerias com entidades públicas reconhecidas pela comunidade como sérias e comprometidas com a ética e com a real democracia, como o Ministério Público e o Conselho Nacional de Justiça.

Defendemos dentre outras causas: A candidatura avulsa (sem a necessidade de partidos políticos), o fim do voto secreto no Congresso, aprovação da Constitucionalidade da Lei Ficha Limpa para 2012 e  10% do PIB para a educação.

Vamos pras ruas!

Seja na esfera, municipal, estadual, ministerial, não se pode mais assistir a tudo de braços cruzados, como se o problema não fosse nosso. Cada parcela desviada dos cofres públicos, certamente faltar ao próprio povo.

Isto é uma Convocação Geral! O país inteiro protestando em suas cidades, em todos os estados desse rincão chamado BRASIL! Diversos eventos estão sendo articulados, e serão divulgados através das redes sociais, da boca-a-boca e pela própria mídia. Chegou a nossa vez de marchar por “DIGNIDADE”

Leve a bandeira do Brasil, pinte seu rosto de verde-amarelo, use a máscara que você quiser, leve sua a família, crianças, idosos, faça seu cartaz, leve vassouras, invente sua forma de protesto, mas não fique de fora deste momento em que o planeta se une em manifestações por um mundo mais justo! Essa luta é de todos e para todos! Vamos nos encontrar na praça e mostrar ao mundo que Vitória da Conquista tem tradição de ser foco de resistência contra os que desrespeitam o povo.

O povo brasileiro a exemplo do que já aconteceu e vem acontecendo em diversos países, mostrará a sua indignação e exigirá respeito!

NAS RUAS POR UM PAÍS DIGNO E DE BRASILEIROS DE CABEÇA ERGUIDA!

BASTA DE CORRUPÇÃO!

A HORA É AGORA!

Serviço: Manifesto Nacional Contra a Corrupção
Data: 15/nov
Local: Barão do Rio Branco, 14h

 

Assessoria de imprensa NAS RUAS/VCA                                                                            Sugestão para entrevista:
Denise da Mata – Assessora jurídica do NAS RUAS/VCA                               nasruasvca@gmail.com