fbpx

Fátima Bernardes está no “Lê Pra Mim?”

PMVC

A terceira semana do “Lê Pra Mim?” na Biblioteca Nacional, está repleta de grandes nomes. No sábado, 19/11, a atriz Adriana Birolli lerá “Tita, a abelhinha”, escrito por Silvia Cardoso. Já no domingo (20/11), é a vez da jornalista e apresentadora Fátima Bernardes ler “O esconderijo das vontades”, de Jonas Ribeiro. Na sexta-feira, 18/11, data sempre reservada às escolas pública pré-agendadas, a participação será da atriz Cris Vianna, lendo “A Dona da Festa”, de Elisa Lucinda, e do ator Antonio Calloni, que lerá “João Maior do que Um Cavalo e Maria Menor do que um Burro”, escrito por ele juntamente com Ilse Rodrigues e Pedro Calloni.

O projeto “Lê Pra Mim?” chega à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Nos finais de semana de novembro, artistas e personalidades brasileiras como Alcione, Fatima Bernardes, Geovanna Tominaga, Luciana Gimenez, Sergio Loroza, Sheron Menezes e Ziraldo, estarão na sede da Biblioteca Nacional para participar projeto sócio-cultural que tem como objetivo incentivando a leitura. Cada encontro contará ainda com interpretação em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) simultânea às leituras.

Diferentemente das outras edições, os eventos na Biblioteca Nacional ocorrerão também às sextas-feiras, às 14h, exclusivamente para crianças de escolas públicas. Sábados e domingos, o projeto é aberto ao público e acontece às 16h. Em todos os encontros literários haverá visita guiada para as crianças conhecerem os espaços da biblioteca.

O projeto teve início em janeiro de 2010 no Centro Cultural Correios (RJ) e já passou por Salvador, no Pelourinho, e em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa. No Rio de Janeiro, as edições foram no Forte de Copacabana, nas Lonas Culturais, em instituições de ajuda e amparo a crianças e no Espaço Cultural Eletrobras Furnas.

Idealizado pela atriz e produtora Sônia de Paula, o “Lê Pra Mim?” conta com a parceria do escritor e cenógrafo Marcelo Aouila, produtor e realizador do evento. Ao longo das oito edições, participaram 90 personalidades da mídia, entre atores, cantores e jornalistas. Mais de cinco mil crianças compareceram aos encontros literários e três mil livros infantis foram doados para que as crianças levassem e multiplicassem a proposta do “Lê Pra Mim?”: formar novos leitores e incentivar a prática entre as crianças.

A entrada é franca e o espaço de cada apresentação na Biblioteca Nacional comporta 50 crianças de 4 a 10 anos, e 50 acompanhantes. Todos ficam acomodados em almofadas em formato de livros. Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência. Ao final de cada leitura, as crianças levam para casa um livro infantil, diferente daquele lido pelos artistas, multiplicando-se assim a proposta do projeto “Lê Pra Mim?”